Atualização dos serviços de infraestrutura do RS - 5/5, 18h

Boletim traz a situação sobre fornecimento de energia elétrica, água e telefonia e o panorama de escolas e rodovias

Card2023 Serviços de Infraestrutura
-

O governo do Rio Grande do Sul retomou, na terça-feira (30/4), a divulgação do monitoramento dos serviços de infraestrutura no Estado, após as fortes chuvas que começaram na segunda-feira (29/4).

Além de atualizar a situação do fornecimento de água, energia elétrica e telefonia, os boletins também trazem um mapa interativo sobre bloqueios em rodovias estaduais e o panorama nas escolas da Rede Estadual.

Os dados são reunidos pela Secretaria de Comunicação, a partir de informações enviadas pelas secretarias do Meio Ambiente e Infraestrutura, de Logística e Transportes, e da Educação.

A divulgação ocorre duas vezes ao dia, às 9h e às 18h, pelo site do governo do Rio Grande do Sul. O monitoramento seguirá até que haja normalização dos serviços e desbloqueio das estradas.

BOLETINS -
DOMINGO (5/5), 18h

Energia elétrica, água e telefonia

• CEEE Equatorial: 163 mil pontos sem energia elétrica (9% do total de clientes);
  • RGE Sul: 261 mil pontos sem energia elétrica (27% do total de clientes);
  • Corsan: 854.486 clientes sem abastecimento de água (27% do total);
  • Tim: 34 municípios sem serviços de telefonia e internet;
  • Vivo: 40 municípios sem serviços de telefonia e internet;
  • Claro: 24 municípios sem serviços de telefonia e internet.

Panorama nas escolas estaduais

A orientação para a Rede Estadual em relação ao retorno das aulas será divulgada após reunião com todas as Coordenadorias Regionais de Educação do Estado.

Dados das escolas afetadas (danificadas, servindo de abrigo, com problemas de transporte, com problema de acesso e outros):

• 733 escolas
  • 229 municípios
  • 27 Coordenadorias Regionais de Educação
  • 247.228 estudantes impactados
  • 278 escolas danificadas
  • 36 escolas servindo de abrigo

Rodovias

As chuvas que atingiram o Estado provocaram danos e alterações no tráfego nas rodovias estaduais gaúchas. Neste domingo (5/5), são 110 trechos em 61 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes, conforme atualização das 18h.

As informações são do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), consolidadas com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), abrangendo também rodovias concedidas e as administradas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).

A Secretaria de Logística e Transportes (Selt) trabalha para desobstruir as rodovias o mais rápido possível, de maneira a garantir o tráfego de veículos e pedestres. Veja a seguir a situação de cada rodovia atingida.