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Governador inaugura call center em São Leopoldo

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20061215175933ia06121515h00-48a.jpg - Foto: Ivan de Andrade / Palácio Piratini
O governador Germano Rigotto inaugurou, nesta sexta-feira (15), em São Leopoldo, o call center Atendebem. Durante o evento, o governador destacou a importância do empreendimento, que vai gerar mais emprego e renda no Vale do Sinos, região prejudicada pela crise no setor coureiro-calçadista, deflagrada, principalmente, pela supervalorização do real e pela concorrência dos calçados chineses. Rigotto também salientou que um investimento como este só foi possível por meio de incentivos fiscais como a redução de ICMS, por parte do Governo do Estado, e de ISSQN, por parte do governo municipal. De acordo com o governador se a perda da arrecadação com o ICMS pode parecer, em um primeiro momento, um prejuízo, sabemos que, logo ali adiante, isso é compensado pelo aumento da arrecadação que resulta da maior competitividade das empresas gaúchas de call center. A alíquota de ICMS para o setor de call center foi reduzida de 29% para 17,4% e passará para 15% em janeiro de 2007. O governador também ressaltou que este ramo de atividade tem tudo para prosperar em um Estado como o Rio Grande do Sul, que tem qualidade de mão-de-obra devido aos seus bons indicadores sociais e culturais. A Atendebem, fundada em 2000, tem cerca de 2 mil funcionários, e a previsão é de que o número chegue a 2,8 mil nos próximos meses. A empresa é uma prestadora de serviços nas áreas de pesquisa de mercado, televendas, telemarketing, cobrança, atendimento e agendamento de visitas. A Atendebem operava em Novo Hamburgo e para expandir suas atividades, transferiu-se para uma área de 18 mil metros quadrados em São Leopoldo, com um investimento de R$ 10 milhões. O segmento econômico de serviços de call center cresce a uma taxa média de 20% ao ano e, atualmente, responde por, aproximadamente, 20% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. O faturamento da Atendebem em 2006 deverá chegar a R$ 32 milhões – em 2005 atingiu R$ 20 milhões. O Rio Grande do Sul tem seis empresas de call center.
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