Estado passa a administrar o Porto de Estrela
Publicação:
Demanda de longo tempo do Vale do Taquari, o Porto de Estrela passa a ser administrado agora pelo Governo Gaúcho. Foi assinado nesta quinta-feira (7), em Brasília, um convênio de delegação do Governo Federal para que a operação do porto seja repassada, em até sete dias, à Superintendência de Portos e Hidrovias do Rio Grande do Sul.
Na audiência com o ministro César Borges, da Secretaria Nacional de Portos da Presidência da República, o governador Tarso Genro ressaltou a importância do acordo: "A partir de agora vamos criar todas as condições para que haja operação de cargas no Porto de Estrela. O Vale do Taquari irá receber a produção da região e de outras regiões do Estado".
O Rio Taquari passará por novas dragagens e será o ponto mais ao norte da Hidrovia do Mercosul. A Conab e a Cesa devem ser as primeiras a utilizar a estruturas de armazenagem do local. Ao assumir o Porto de Estrela, o Estado terá 18 meses para criar uma empresa (Sociedade de Propósito Específico - SPE) que será responsável pela administração.
Ao final da solenidade, o governador Tarso Genro comunicou o acordo ao prefeito de Estrela e disse que estará no municípios nos próximos dias.
Integrantes do governo gaúcho também comunicaram ao ministro César Borges que a CMPC / Celulose Rio Grandense está elaborando o projeto de engenharia do acesso que ligará o Porto de Pelotas à BR-116. O objetivo é que o Governo Federal realize a obra. Também participaram da reunião o secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Jorge Branco, o secretário adjunto de Infraestrutura, João Mattos, e o diretor superintendente da Superintendência de Portos e Hidrovias, Arlindo Bonetti.
Texto: Guilherme Gomes
Edição: Redação Secom