Em Santa Cruz do Sul, ações de resgate foram prioridade do Gabinete de Crise conduzido pelo vice-governador

Equipes mantiveram monitoramento em tempo real do clima para realizar salvamentos

Primeiro dia do Gabinete de Crise em Santa Cruz do Sul. Gabriel conversa com outros três homens diante de um helicóptero.
Mesmo sem teto e com baixa visibilidade, as forças de segurança conseguiram resgatar várias pessoas - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

O primeiro dia de funcionamento do Gabinete de Crise avançado, instalado em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, foi dedicado à articulação de ações de resgate e salvamento de pessoas ilhadas nos municípios da região em razão do desastre meteorológico que afeta o Rio Grande do Sul desde o início da semana. Durante a maior parte desta quinta-feira (2/5), a operação de aeronaves ficou bastante prejudicada pela instabilidade climática e, em algumas situações, ocorreu sob condições que tornaram a ação das forças de segurança do Estado verdadeiros atos de heroísmo.

Liderando a base avançada instalada no Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) de Santa Cruz do Sul, o vice-governador Gabriel Souza conduziu pela manhã reunião com representantes de todas as instituições envolvidas e, ao longo do dia, conversas on-line e por telefone com prefeitos e lideranças de associações regionais.

O Gabinete de Crise manteve monitoramento em tempo real das mudanças de condições para decolagens e sobrevoo nas diversas localidades com população ilhada, aproveitando cada janela de oportunidade.

"Em algumas situações, nosso efetivo da Brigada Militar e da Polícia Civil realizou hoje voos aqui na região mesmo sem condições de teto e baixíssima visibilidade. Felizmente, conseguimos efetivar vários resgates. Parabenizo a bravura desses servidores que nos inspiram a seguirmos firmes no auxílio à população", afirmou o vice-governador.

O foco das ações foi centrado no resgate imediato das famílias ilhadas nas áreas próximas a Santa Cruz do Sul, estendendo-se para localidades da região Central, Centro-Serra, Quarta Colônia e Baixo Vale do Taquari.

À tarde, houve necessidade de mobilização extraordinária dos veículos de comunicação da região para alertar a população quanto ao rompimento parcial da barragem 14 de julho, em Cotiporã. Além de publicações em redes sociais, o vice-governador concedeu entrevistas ao vivo para rádios locais frisando a necessidade de evacuação imediata de áreas de risco em municípios que margeiam o curso do Rio das Antas.

No fim da tarde, uma atualização sobre as ações foi repassada à imprensa em entrevista coletiva. Em Sinimbu, houve a chegada de um gerador de energia para dar início ao reestabelecimento de operações do hospital da cidade. A partir de sexta-feira (3/5), serão iniciados os trabalhos de limpeza e recomposição da unidade.

Gabriel informou também que o governo do Estado solicitou à Força Nacional do SUS a instalação de um hospital de campanha no município de Estrela, no Vale do Taquari, para suprir a demanda da região, já que o Hospital Estrela está com os serviços comprometidos em razão da enchente.

Texto: Ismael Moreira/Secom
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom