Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fórum da Secretaria do Esporte reúne 500 de gestores esportivos

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 30/04/2019 - A Secretaria de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul realizou a primeira edição do 1º Fórum Estadual de Gestores Esportivos. O evento foi direcionado para gestores esportivos das prefeituras municipais, federções esp
Secretário do Esporte e Lazer, João Derly, destacou a importância de priorizar a prática esportiva como meio de educação - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O 1º Fórum Estadual de Gestores Esportivos, promovido pela Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), em parceria com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), realizado nesta terça-feira (30/4), na sede do Alto Petrópolis do Grêmio Náutico União, contou com a participação de cerca de 500 pessoas, representando em torno de 300 municípios. O encontro foi direcionado a gestores esportivos das prefeituras, federações esportivas, clubes e associações. O evento teve o objetivo de apresentar o plano de trabalho da recém estruturada SEL e as ações e incentivos existentes em prol do Esporte, em âmbito estadual e nacional. Os Jogos Escolares da Juventude e os Jogos Universitários também estiveram na pauta.

Na abertura do Fórum, o secretário do Esporte e Lazer, João Derly, destacou a importância de promover e investir em políticas públicas que priorizem a prática esportiva como meio de educação e de transformação. “É fundamental contar com o envolvimento da comunidade esportiva para o fortalecimento da política de Estado para o esporte. Precisamos de ações de incentivo aos atletas, para que se tornem referência para as nossas crianças, nossos atletas no futuro”, ressaltou João Derly.

Institucionalizar o esporte e o lazer no Rio Grande do Sul e restabelecer contatos com entidades do setor são ações a serem implementadas pela SEL. Essa foi a temática da apresentação do secretário adjunto da pasta, Jader Maretoli.

Entre essas ações, estão a regularização das relações de funcionamento do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), a retomada das análises de prestações de contas de 258 processos da Fundergs, Lei Pelé e Pró-Esporte RS, a elaboração e a execução de eventos esportivos e de lazer da pasta ainda em 2019. Maretoli assegurou também que a alteração do regimento interno do Pró-Esporte RS está nos planos de médio e longo prazo.

O painel “Jogos Escolares da Juventude: Novo Formato e Novas Oportunidades” foi apresentado pelo gerente de Esporte de Base do Comitê Olímpico do Brasil (COB), André Mattos. Ao destacar que o evento é a maior competição estudantil esportiva realizada no país, explicou que o novo formato se traduz em novas etapas regionais e nacionais, mudanças nas modalidades esportivas e alterações nos alojamentos. Observou ainda que muitos dos atletas que passam pelos JEJs se destacam no cenário do alto rendimento. Segundo ele, nos últimos oito anos, 47% dos participantes dos Jogos competiram nos Jogos Olímpicos da Juventude de Cingapura, em 2010; 72%, nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanquim, em 2014; 24%, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016; e 59%, nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, em 2018.

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 30/04/2019 - A Secretaria de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul realizou a primeira edição do 1º Fórum Estadual de Gestores Esportivos. O evento foi direcionado para gestores esportivos das prefeituras municipais, federções esp
Encontro foi direcionado a gestores esportivos de prefeituras, federações esportivas, clubes e associações - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Na sequência, o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, abordou o tema “O quadro atual dos Jogos Universitários”. De acordo com o dirigente, o esporte escolar acontece de forma natural – “até por estímulo da família” –, mas depois a prioridade passa a ser o ensino formal. “Esta é uma questão cultural do país, que precisa mudar. É preciso criar mecanismos que facilitem a saída do atleta do esporte de base para a universidade”, enfatizou Cabral. Os dados registram que, no ano passado, 830 instituições participaram dos Jogos Universitários, sendo que as cinco primeiras classificadas eram universidades públicas. 

Também ressaltou a importância do esporte como educação e transformação: “O esporte universitário é plataforma para formar atletas que serão campeões e para profissionais que assumirão papel de liderança na sociedade”.

Os programas de incentivos da Secretaria Especial de Esporte e Cidadania, implementados no esporte de inclusão, participação e lazer foram apresentados pelo diretor do Departamento de Gestão de Programas do Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social da Secretaria de Esporte e Cidadania, Ângelo de França Costa. “O Artigo 217 da Constituição estabelece o desporto educacional como sendo prioritário dentro dos investimentos públicos para o fomento das práticas formais e não formais do esporte, o que evidencia a contribuição da prática esportiva não somente na formação do atleta como na sua formação cidadã”, disse. Ele também ressaltou a importância dos municípios terem uma maior participação na execução das ações esportivas, mas que para isso se concretizar é necessário aumentar os recursos financeiros destinados às cidades para essa finalidade.

A solenidade de abertura do 1º Fórum Estadual de Gestores Esportivos contou com a presença do presidente da Famurs, Antonio Cettolin; do deputado federal Danrlei de Deus; do diretor do Departamento de Gestão de Programas do Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social da Secretaria de Esporte e Cidadania, Ângelo de França Costa; e do superintendente do Grêmio Náutico União, Myron Assis Brasil.

Texto: Ascom SEL
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul