2ª Operação Integrada reúne 900 agentes focada em crimes e roubos de veículos

mansur1a
Operação foi desencadeada na tarde desta sexta-feira - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

A mobilização conjunta de todas as forças de Segurança Pública do Estado está de volta às ruas da Grande Porto Alegre. Em 34 municípios, foi deflagrada, na tarde desta quinta-feira (14), a 2ª edição da Operação Integrada Metropolitana. O foco é a repressão de delitos com impacto direto na vida do cidadão, como roubos, furtos e roubo de veículos. São quase 900 agentes envolvidos, com cerca de 300 viaturas e apoio do patrulhamento aéreo atuando em 157 pontos.

A operação, coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada da Região Metropolitana de Porto Alegre (GGIMPOA) dentro do programa RS Seguro, planejou uma série de barreiras de trânsito, patrulhamento intensivo e ações de abordagens em áreas comerciais, proximidades de agências bancárias e paradas de ônibus.

O objetivo é a repressão qualificada por meio de saturação de efetivo em regiões estratégicas e com índices de criminalidade elevados. Há ainda presença de agentes em áreas de atuação do tráfico de drogas.

RS Seguro 2a operacao integrada arte
Números aproximados da ação - Foto: Bruno Ibaldo / Arte Secom

A mobilização desta quinta-feira reúne Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS), Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

Há servidores de outras esferas, como Guardas Municipais, agentes de trânsito e de fiscalização dos municípios, além de equipes federais: Exército, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional de Segurança Pública.

“Todo crime que afeta a vida direta do cidadão, como crimes patrimoniais, roubos e furtos de veículos, inclusive o controle de materiais ilícitos em veículos de carga, depende de mobilização para seu combate. É o que fazemos aqui, dentro dos eixos de planejamento do programa RS Seguro”, afirmou o coronel Marcelo Gomes Frota, secretário adjunto da Segurança Pública.

Primeira operação

A primeira edição, realizada na última sexta-feira (8), resultou em 123 prisões e na apreensão de 25 armas e 70 munições, coletes e radiocomunicadores. Ainda foram recolhidos 22 kg de drogas e 100 balanças de precisão. A mobilização apreendeu 67 veículos e mais de R$ 70 mil em dinheiro sem comprovação de origem.

Na primeira operação foram empregados mais de 1,5 mil agentes, quase 800 viaturas e três helicópteros, abrangendo cerca de 200 pontos dos municípios que fazem parte do GGIMPOA. Houve 188 vistorias realizadas pelas equipes de fiscalização dos Bombeiros e do Exército, além de autuações efetivadas por órgãos de outras esferas do poder público municipal, estadual e federal.

Em barreiras de trânsito, 3.152 veículos passaram por vistorias, e 4.647 pessoas abordadas pelos efetivos de Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.

Eixo de combate ao crime

Os órgãos envolvidos, dentro do planejamento e execução da operação interagem com as demais instituições estaduais e federais integrantes do GGIMPOA: Ministério Público do Estado, Receita Estadual, Polícia Federal, Receita Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Tribunal de Justiça do Estado, Justiça Federal no Estado, Ministério Público Federal e Forças Armadas, além de representações da sociedade.

orgaos2
Diversos órgãos trabalham em conjunto para combater o crime no RS - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O GGIMPOA, coordenado pelo vice-governador e secretário da Segurança Pública e da Administração Penitenciária, Ranolfo Vieira Júnior, integra o eixo de combate ao crime do RS Seguro, um dos quatro pilares do planejamento, elaborado de forma transversal e estruturante, para contemplar as necessidades de diversas áreas do governo que têm impacto na Segurança Pública, como Educação e Saúde.

Criado por decreto do governo do Estado, o GGIMPOA é um órgão deliberativo, consultivo e executivo, que opera por consenso, sem hierarquia, respeitando a autonomia das instituições que o compõem. O objetivo principal do gabinete integrado é promover a integração entre órgãos estaduais de Segurança Pública com forças federais e municipais, de forma a ampliar a segurança da população e diminuir os índices de criminalidade da Região Metropolitana.

00:00:00/00:00:00

Operação integra forças de segurança para combater crimes como furto e roubo

Operação integra forças de segurança para combater crimes como furto e roubo Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Texto: Ascom SSP