Abertas inscrições para Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas

Reunião estadual plantas bioativas UNISC EMATER
Ciência, saberes e práticas tradicionais em plantas bioativas é o tema central do encontro estadual - Foto: Divulgação / Emater

Estão abertas as inscrições para a 13ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas e o 1º Congresso Sul Brasileiro de Plantas Bioativas que ocorrem nos dias 17, 18 e 19 de setembro, no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em Santa Cruz do Sul.

São disponibilizadas duas modalidades de inscrições: participante ouvinte ou participante com submissão de trabalhos, espaço em que serão apresentados trabalhos científicos e relatos de experiências. As inscrições podem ser feitas neste link

Interessados também podem se inscrever como oficineiros (para ministrar oficinas) ou como terapeutas para atuar no Espaço do Cuidado. As oficinas acontecem nos dias 17 e 18/9, no turno da tarde, e devem ter as temáticas dos eixos abordados no evento. “As oficinas terão vagas limitadas e poderão ser práticas ou teóricas. O oficineiro irá conduzir a sua atividade em sala de aula ou laboratório específico”, explica o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, José Claudio Secchi Motta.

O Espaço do Cuidado acontece nos três dias do evento, também no turno da tarde. No local serão oferecidos atendimentos holísticos aos participantes. “Assim, o profissional poderá se inscrever como terapeuta e sugerir o tipo de atendimento que irá prestar. Esta atividade poderá ser individual ou coletiva”, expõe Motta. O candidato a oficineiro deverá se inscrever para atuar preenchendo o formulário disponível neste link

Para o público em geral, as inscrições custam R$ 30 até o dia 17 de agosto. Após esse período, o valor passa a ser R$ 50. No valor estão inclusos o certificado de participação no evento e materiais de apoio para os três dias.

O evento

Em sua 13ª edição, a Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas tem como tema-chave “Ciência, saberes e práticas tradicionais em Plantas Bioativas”. Durante o evento serão trabalhados os eixos Homeopatia e Fitoterapia: princípios e potencialidades, Plantas Medicinais na saúde pública e Meio Ambiente, Biodiversidade e Sustentabilidade a partir das Plantas Bioativas.

O evento busca promover o debate e oportunizar a qualificação sobre o tema das plantas bioativas, visando ao fortalecimento da cadeia produtiva, bem como da rede de entidades envolvidas, aproximando todas as etapas da produção e oportunizando trocas de experiências, qualificação técnica, atualização, motivação, fortalecimento de parcerias e promoção de ações integradas. Para isso, conta com a participação de palestrantes de renome nacional nas áreas abordadas.

A palestra de abertura abordará o tema “Avanços nas pesquisas de plantas bioativas de futuro”, e será ministrada pelo engenheiro agrônomo, mestre em Fitotecnia e pesquisador aposentado da Epagri/SC, Antônio Amaury da Silva Junior, de Porto Belo/SC. A programação inclui palestras com pesquisadores e profissionais de diferentes Estados do Brasil, relatos de experiências, oficinas e o Espaço do Cuidado.

A 13ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas e o 1º Congresso Sul Brasileiro de Plantas Bioativas são promovidos pela Emater/RS-Ascar, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Unisc e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Texto: Carina Venzo Cavalheiro/Ascom Emater/RS-Ascar - Regional de Soledade