Acesso asfáltico beneficia 2,8 mil moradores em Eugênio de Castro

Pavimentação também aumenta agilidade e segurança do tráfego na região

Pavimentação de 22 quilômetros é uma promessa de mais de 20 anos para o município da Região Noroeste - Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini

"Antes era uma buraqueira, agora tá excelente". A definição do agricultor Mário Lopes Cardoso resume o sentimento dos moradores do pequeno município de Eugênio de Castro, na Região Noroeste do Estado. Para chegar ou sair da cidade onde sempre viveu, ele demorava mais de vinte minutos. Agora, leva dez. A mudança aconteceu depois que a população de 2,8 mil habitantes ganhou um acesso asfáltico.

A obra foi inaugurada oficialmente nesta sexta-feira (16) pelo governador José Ivo Sartori e o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen. A pavimentação compreende quase 22 quilômetros na ERS-551, entre Eugênio de Castro e Entre-Ijuís, no trevo da BR-285, um dos principais corredores de escoamento da produção do Rio Grande do Sul.

Trecho inaugurado por Sartori é um dos principais corredores de escoamento da produção do Rio Grande do Sul - Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini

Os trabalhos começaram em 2014, mas foram concluídos neste ano. O trecho passou por serviços de terraplenagem e drenagem antes de receber o asfalto e a sinalização. O valor investido, via financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi de quase R$ 26 milhões. A pavimentação faz parte do programa Acessos Municipais, do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, vinculado à pasta dos Transportes.

Sartori disse que o acesso asfáltico é uma demanda histórica dos municípios do interior. "A entrega dessa obra mostra que é possível mudar. O mérito é de todos, porque, sem união, não teríamos conseguido. Precisamos de união no RS. Porque amanhã ou depois todos nós podemos governar o Estado. E é preciso entregá-lo melhor, mais eficiente. Esta obra está em sintonia com o que queremos para o nosso Rio Grande: servir as pessoas e promover o desenvolvimento".

Acesso é demanda histórica dos 2,8 mil habitantes da pequena Eugênio de Castro
Acesso é demanda histórica dos 2,8 mil habitantes da pequena Eugênio de Castro - Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini

Westphalen agradeceu a prioridade que o governador tem dado ao setor da infraestrutura. "Este momento é simbólico e muito importante para toda a região. Os municípios precisam de acesso asfáltico. Nós recebemos o Estado com estradas com muitos problemas. Felizmente, hoje o percentual é muito menor".

Segundo o prefeito Jaime Zwigle, o acesso asfáltico é uma promessa de mais de vinte anos. "É um sonho que está virando realidade", resumiu.

00:00:00/00:00:00

Acesso asfáltico beneficia 2,8 mil moradores em Eugênio de Castro

Acesso asfáltico beneficia 2,8 mil moradores em Eugênio de Castro Crédito: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Texto: Vanessa Felippe, de Eugênio de Castro