Acesso municipal a Carlos Gomes já tem trecho pavimentado

Daer ERS 477
Obras na ERS-477 ligarão o município à ERS-126, na região do Alto Uruguai - Foto: Divulgação/Daer

A população de Carlos Gomes, na região do Alto Uruguai, está a poucos meses de inaugurar o acesso pavimentado ao município. A ERS-477, que liga o perímetro urbano ao entroncamento com a ERS-126, já conta com 55% da extensão asfaltada.

As obras integram o programa Acessos Municipais, executado pela Secretaria dos Transportes e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Para pavimentar os 14,78 quilômetros previstos no contrato, são investidos R$ 9 milhões oriundos de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As ações reúnem a implantação das camadas e capa asfálticas, além da drenagem e sinalização do trecho - com a pintura da pista e a instalação de placas de trânsito e tachões.

"Os benefícios gerados por essa obra vão além das demandas locais, pois viabilizam uma importante ligação entre as regiões Norte e Nordeste do estado", destaca o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen. "A ERS-477 está entre os acessos asfálticos em pleno andamento dentro das prioridades de infraestrutura do governo do Estado e, certamente, acompanham o volume de obras que planejamos entregar à comunidade em 2018."

Da entrada da cidade até o quilômetro 13,5, estão concluídos os serviços de terraplenagem, bueiros e obras de arte correntes - como bueiros ou pontilhões. Desse segmento, oito quilômetros já contam com a pavimentação finalizada, o que representa mais da metade da extensão total do contrato.

"Estamos avançando em todas as etapas necessárias para o término das obras e esperamos que a comunidade receba essa rodovia pronta no primeiro semestre do ano que vem", projeta o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti. “Em dois anos, já entregamos nove ligações asfálticas e temos outras 16 em execução. O Daer está comprometido em aumentar o número de cidades gaúchas que possuem acesso pavimentado aos grandes corredores rodoviários da nossa malha.”

Acordo de Resultados

O programa Acessos Municipais está entre as prioridades do Acordo de Resultados. Assinado por todas as secretarias estaduais e vinculadas, ele consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado e envolve o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão. Essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade, para construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade.

Texto: Júlio Cunha Neto/ Ascom Daer
Edição: Léa Aragón/ Secom