Ações de combate à violência nas escolas serão articuladas com forças de segurança do RS

seduc15
O encontro ocorreu no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre - Foto: Divulgação/Seduc

O Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), da Secretaria da Educação (Seduc), foi apresentado na quarta-feira (13) ao vice-governador e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior. O encontro ocorreu no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). A proposta do governo do Estado é que, a partir de 2019, o combate à violência nas escolas seja trabalhado de forma conjunta e estratégica com os órgãos de segurança, por meio do projeto Sem Violência RS.

“A Cipave é fundamental no elo com as escolas e com os projetos preventivos de todas as secretarias que têm o objetivo de reduzir os índices de violência. Ela é, hoje, um programa de Estado instituído”, salientou. Segundo ele, o projeto Sem Violência RS irá integrar as ações das secretarias e agregar elementos de esporte, cultura, educação, justiça e direitos humanos.

Conforme a coordenadora da Cipave, Luciane Manfro, a integração das ações de combate à violência irá produzir muito mais resultados para os estudantes. “Não adianta comemorarmos a diminuição da violência nas escolas se a comunidade que o aluno vive continua passando por situações de perigo. É preciso trabalhar ações de prevenção à violência como um todo”, explicou.

Ela ainda destacou que, além da Cipave, dois programas da Seduc terão papel fundamental no novo projeto – o Escola Melhor e o Escola Aberta para Cidadania. “Com esses dois programas vamos buscar parcerias da iniciativa privada e trazer o aluno para dentro da escola nos finais de semana. Tenho certeza que vamos ampliar o desenvolvimento de uma cultura para a paz”, reiterou.

Projeto Sem Violência RS

O objetivo principal é consolidar e institucionalizar a cultura de paz e a não violência com ações de políticas públicas que fortaleçam as relações humanas a partir do diálogo, da tolerância e do respeito à diversidade humana e cultural. A organização envolve um comitê gestor formado por integrantes do Poder Executivo, Legislativo, Judiciário e ligado diretamente ao gabinete do vice-governador.

Entre as missões do projeto, estão a criação de um site e de um aplicativo de celular com informações e orientações sobre ações de combate à violência, de ajuda ao cidadão e apoio técnico.

Presenças

Participaram do encontro integrantes do Ministério Público, Procuradoria-Geral do Estado, 23ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Unimed, Ordem dos Advogados do Brasil, Defensoria Pública, Conselho Regional de Farmácia, Advocacia-Geral da União, Conselho Nacional de Justiça e Polícia Civil.

Texto: Diego da Costa/Seduc
Edição: André Malinoski/Secom