Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Adesão à programação da 4º edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural pode ser feita até 22 de julho

Atividades em alusão à data ocorrerão nos dias 20 e 21 de agosto

Publicação:

CARD Cultura Cuia
-

Municípios, instituições e coletivos governamentais e não governamentais interessados em participar da programação da 4ª edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural têm até 22 de julho para aderir. A edição deste ano será realizada nos dias 20 e 21 de agosto, com atividades de reconhecimento e valorização das referências culturais regionais, especialmente com ações que busquem refletir sobre os direitos e deveres com relação ao patrimônio cultural. A adesão deverá ser feita pelo site da Secretaria da Cultura (Seduc) em https://cultura.rs.gov.br/dia-estadual-do-patrimonio-cultural.

Em alusão à data, a Sedac propõe a esses agentes que desenvolvam atividades tais como visitação guiada a prédios históricos, manifestações artísticas ao ar livre, oficinas técnicas, ações de educação patrimonial, entre outras. A 4ª edição apresenta a temática “Patrimônio Cultural, Cidadania e Ética”.

O Dia Estadual do Patrimônio Cultural é promovido pela Sedac, por meio do Departamento de Memória e Patrimônio (DMP), do Sistema Estadual de Museus (SEM) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), e reúne diversos municípios e instituições na realização de atividades voltadas ao patrimônio do RS.

Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Em abril de 2019, o dia 17 de agosto foi decretado como o Dia Estadual do Patrimônio Cultural, e a sua celebração acontece no terceiro final de semana de agosto. Em âmbito nacional, o Dia do Patrimônio Cultural também é comemorado em 17 de agosto – nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, fundador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e diretor da instituição por 30 anos.

Clique aqui para acessar o formulário de adesão

Texto: Silvia Martins/Ascom Sedac
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul