Agência FGTAS/Sine do Centro da capital recebe pedidos e entrega carteiras de trabalho no mesmo dia, sexta (16/8)

fgtas senac
-

A agência FGTAS/Sine Tudo Fácil Centro de Porto Alegre (av. Borges de Medeiros, 521) realizará encaminhamento e entrega de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) no mesmo dia, na próxima sexta-feira (16/8), das 8h30 às 16h. A unidade abre às 8h e, após as 16h, serão realizadas somente a entrega dos documentos confeccionados e o encaminhamento de CTPS com prazo de entrega de até 15 dias úteis.

Na data, haverá atendimento preferencial para jovens com idades entre 14 e 29 anos para pedidos de carteira de trabalho. Os documentos serão encaminhados pelos servidores da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e confeccionados pela equipe da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no mesmo dia. Podem requerer a CTPS brasileiros natos, naturalizados ou nascidos no exterior, com idade mínima de 14 anos. Menores de 18 anos não precisam estar acompanhados de um responsável.

Neste dia, não serão prestados os serviços de intermediação de mão de obra e de encaminhamento de seguro-desemprego na agência FGTAS/Sine Tudo Fácil Centro. Serão mantidos somente os atendimentos agendados de seguro-desemprego. Nas demais agências FGTAS/Sine da capital serão prestados todos os serviços normalmente.

Confira os endereços e horários de funcionamento das unidades no site da FGTAS .

Os documentos necessários ao encaminhamento da CTPS:

1ª VIA
1 – Carteira de Identidade ou Certificado de Reservista ou Certificado de Dispensa de Incorporação, desde que conste data de expedição e FOTO ou Carteira de Registro Profissional.
* O documento deve ser original e estar em bom estado.
Obs: CNH não é aceita.
2  Certidão de Nascimento, para solteiros, ou Certidão de Casamento, com averbações, se houver.
* O documento deve ser original ou cópia autenticada em tabelionato e estar em bom estado.
3  CPF
4  Comprovante de residência com CEP da rua.
*Em adicional, Título de Eleitor e CNH podem ser incluídos desde que sejam apresentados os documentos originais.
*Os dados cadastrais de CPF devem estar corretos e atualizados conforme identidade e certidão.

2ª VIA (continuação/inutilização)
Todos os documentos exigidos para a 1ª via, além da carteira de trabalho anterior.

2ª VIA (perda/roubo/extravio)
Todos os documentos exigidos para a 1ª via, além de Boletim de Ocorrência da Polícia Civil e documento com número e série da CTPS anterior.
*(Exemplo: cópia da CTPS, termo de rescisão, contrato de trabalho, ficha de registro de empregado ou declaração do empregador, extrato completo do FGTS, extrato do PIS, extrato INSS, requerimento do seguro desemprego etc.)
*Se o interessado nunca teve sua CTPS assinada, o nº e a série poderão ser fornecidos pelo Ministério do Trabalho (av. Mauá, 1.013 – Porto Alegre/RS), mediante apresentação do extrato do INSS e do extrato do FGTS (ou comprovante do PIS).

Ação Jovem e Semana Estadual da Juventude

A iniciativa de encaminhamento e entrega da CTPS no mesmo dia realizada em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do RS integra a programação da Ação Jovem, evento de promoção da inserção de jovens no mundo de trabalho, desenvolvido pela FGTAS durante a Semana Estadual da Juventude.

Instituída pela Lei Estadual nº 14.723, de 21 de agosto de 2015, a semana tem por objetivo contribuir com o debate sobre políticas públicas, envolver as organizações e os movimentos, estimular a participação dos jovens nos espaços de decisão política e fortalecer a cultura de paz.

FGTAS

Vinculada à Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Stas), a FGTAS é a instituição executora das políticas públicas de trabalho, emprego e desenvolvimento social do RS. Desenvolve as ações do Sistema Nacional de Emprego, operacionalizado nas agências FGTAS/Sine, que envolvem os serviços de seguro-desemprego, geração e análise de informações sobre mercado de trabalho, projetos de emprego e renda e qualificação profissional.

Texto: Jaíne Martins/Ascom FGTAS
Edição: Secom