Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

FGTAS encaminha mais de 1,5 mil trabalhadoras em ação para mulheres

Publicação:

Evento ofereceu atendimento preferencial e atividades de orientação profissional para público feminino
Evento ofereceu atendimento preferencial e atividades de orientação profissional para público feminino - Foto: Divulgação/FGTAS

As agências FGTAS/Sine encaminharam mais de 1,5 mil trabalhadores para vagas de emprego nos dias 8, 15, 22 e 29 de março, quando ocorreu o evento Ação Mulher. Promovido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), o evento ofereceu atendimento preferencial e atividades de orientação profissional para o público feminino em todo o Rio Grande do Sul. Somente na última sexta-feira (29 de março), foram disponibilizadas 2.721 vagas de emprego.

Ao todo, 131 unidades reservaram um guichê para atendimento preferencial dos serviços de intermediação de emprego, encaminhamento de seguro-desemprego e de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). As agências com os maiores números de encaminhamento para vagas de emprego foram a Centro de Porto Alegre (84), Caxias do Sul (78) e Cachoeira do Sul (77).

Ao todo, 1.620 trabalhadores passaram pela agência Centro de Porto Alegre nas quatro sextas-feiras em que foi realizado o evento. Também ocorreu a palestra Apresentação pessoal: o cartão de visitas para o mercado de trabalho, em que cerca de 70 mulheres receberam dicas de maquiagem e cabelo para entrevistas de emprego em parceria com o Senac.

"O Ação Mulher superou as nossas expectativas. Atendemos um grande público. Decoramos o espaço para que ficasse mais receptiva e percebemos que as mulheres gostaram de vir até a unidade receber os serviços. Sabemos que o desemprego mexe com a autoestima das trabalhadoras. Foi um carinho que dispensamos a elas", destacou a coordenadora, Bárbara Barbieri.

Movimentação no interior

Na unidade de Caxias do Sul, em 8 de março, foi oferecido café da manhã e uma breve palestra motivacional para mais de 100 trabalhadores. Já no dia 15, foram prestados atendimentos de aferição de pressão e fornecidas dicas de saúde para mais de 50 pessoas em parceria com o Hospital Fátima.

Também foram atendidas mais de 50 pessoas em 22 de março, quando foi promovida uma palestra sobre a inserção da mulher no mercado de trabalho. Por fim, em 29 de março, cerca de 30 trabalhadoras compareceram ao evento. Na data, em parceria com o Senac, foi oferecido o serviço de limpeza de pele e maquiagem como preparação para participar de entrevistas de emprego.

"Acredito que alcançamos os objetivos a que nos propomos, oferecendo um atendimento diferenciado a todos que estiveram em nossa agência no mês de março", ressaltou o coordenador da FGTAS/Sine de Caxias do Sul, Valmir Funari.

Vinculada à Secretaria do Trabalho e Assistência Social, a FGTAS é a instituição executora das políticas públicas de trabalho, emprego e desenvolvimento social do Estado. Desenvolve as ações do Sistema Nacional de Emprego que envolvem o atendimento de seguro-desemprego, geração e análise de informações sobre mercado de trabalho, projetos de emprego e renda e qualificação profissional.

Texto: Jaíne Martins
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul