Agências FGTAS/Sine ofereceram mais de 30 mil vagas de emprego no primeiro semestre de 2018

valendo
O serviço de intermediação de mão de obra é resultado do convênio firmado entre o Ministério do Trabalho e o governo do RS - Foto: Divulgação

As 130 Agências FGTAS/Sine de 127 municípios gaúchos disponibilizaram 33.634 vagas de emprego no primeiro semestre de 2018. As unidades interligadas ao sistema Mais Emprego que ofereceram os maiores números de oportunidades de trabalho no período foram Centro de Porto Alegre (3.584), Rio Grande (1.185), Santa Maria (1.003), Canoas (999), Cachoeirinha (994), Pelotas (991) e Esteio (969).

Das 33.634 vagas de trabalho oferecidas, 62% não necessitavam de experiência e 26,9% não exigiam escolaridade; 27% exigiam Ensino Fundamental completo, 26,2%, Ensino Médio completo e 1,3%, Ensino Superior completo.

Entre as ocupações com os maiores números de vagas abertas de janeiro a junho de 2018 estavam alimentador de linha de produção (2.946), vendedor de comércio varejista (1.463), operador de caixa (1.326), faxineiro (1.248) e atendente de lojas e mercados (1.031).

Com relação ao salário, 36,9% das vagas ofereciam até R$ 1.431; 39,5% de R$ 1.431 até R$ 1.908; 9,3% de R$ 1.908 até R$ 2.862; e 3% acima de R$ 2.862. No que tange ao setor econômico, 30,9% das vagas pertenciam ao setor de serviços; 24,1%, comércio; 22,7%, indústria; 10,2%, à construção; e 4,9%, agropecuária. No período, foram encaminhadas 151.375 pessoas para participarem dos processos seletivos.

Nas Agências FGTAS/Sine, os trabalhadores são cadastrados no sistema do Ministério do Trabalho, que verifica a compatibilidade do perfil profissional do candidato com as vagas abertas. Nos casos em que há compatibilidade, o trabalhador recebe uma carta de encaminhamento para participar do processo seletivo.

O serviço de intermediação de mão de obra é resultado do convênio firmado entre o Ministério do Trabalho e o governo do RS, que possibilita a operacionalização do Sistema Nacional de Emprego nas Agências FGTAS/Sine. O Sine também envolve os serviços de seguro-desemprego, geração e análise de informações sobre mercado de trabalho, projetos de emprego e renda e qualificação profissional.

FGTAS

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) é a instituição executora das políticas públicas de trabalho, emprego e desenvolvimento social do RS. Vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), atua com ênfase nas áreas de geração de emprego e renda. A intermediação de mão de obra é o principal serviço oferecido pela instituição, gratuitamente, tanto para trabalhadores, quanto para empregadores, através das Agências FGTAS/Sine.

Texto: Jaíne Martins/Ascom FGTAS