Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social ainda tem vagas

Publicação:

Selo universal CapacitaSUAS
No estado, programa é coordenado pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social - Foto: Divulgação / Arte

A segunda edição do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS) ainda tem vagas disponíveis para os cursos cujo objetivo é garantir formação e capacitação permanente para trabalhadores, gestores e conselheiros da rede socioassistencial. O propósito é aprimorar a gestão nos estados, no Distrito Federal e nos municípios, de acordo com a Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social, potencializando novas práticas profissionais. A coordenação é da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (STAS), por meio do Departamento de Assistência Social.

Atualmente o curso com maior quantidade de vagas disponíveis é Introdução ao exercício do controle social do SUAS, que pretende qualificar os atores sociais que exercem o controle social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na participação nos conselhos, conferências e demais espaços nos quais a assistência social é debatida e construída.

A equipe técnica estadual da gestão do trabalho reforça a importância e o compromisso dos gestores municipais em proporcionar a liberação dos trabalhadores que exercem funções de conselheiro para participar do curso. No Rio Grande do Sul, os cursos ocorrem na Uniasselvi, até setembro de 2019 (conforme calendário abaixo). São 500 vagas ainda disponíveis para os 497 municípios.

A carga horária prevista para cada curso é de 40 horas presenciais. De acordo com a secretária de Trabalho e Assistência Social, Regina Becker, a atividade da assistência social em todos os municípios é fundamental para diminuir as desigualdades e promover o bem-estar físico, psicológico e social.

INSCRIÇÕES

É pré-requisito para as inscrições estar com o cadastro atualizado no CadSUAS

Os cursos são oferecidos para os trabalhadores conforme NOB-RH/SUAS 2006, preferencialmente estatutário. Em caso de vagas remanescentes, serão abertas inscrições para gestores.

Para inscrições, clique aqui.

CURSOS E DATAS

Atualização sobre especificidade e interfaces da Proteção Social Básica no SUAS
9 a 13 de setembro

Atualização em Vigilância Socioasssitencial do SUAS
24 a 28 de junho
9 a 13 de setembro

Atualização sobre a organização e oferta dos serviços da Proteção Social Especial
15 a 19 de julho
12 a 16 de agosto
26 a 30 de agosto

Introdução ao exercício do controle social do SUAS
15 a 19 de julho
12 a 16 deagosto
26 a 30 de agosto

Texto: Ascom STAS
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul