Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Apoio e promoção ao aleitamento materno são abordados em jornada na capital

Publicação:

jornada aleitamento
Foi homenageado o pediatra Luís Alberto Piccoli, que atuou mais de 30 anos na SES, onde idealizou o primeiro congresso em 1985 - Foto: SES
A Secretaria da Saúde (SES) promove nesta quinta-feira (2) a Jornada de Aleitamento Materno edição 2018. O evento é direcionado a profissionais da área da saúde e busca qualificar as ações de proteção, promoção e apoio à amamentação. Assim como o 10º Seminário Estadual da Amamentação, ocorrido nessa quarta-feira (1º), a jornada é alusiva à Semana Mundial da Amamentação, comemorada de 1º a 7 de agosto.

A atividade ocorre, até o final da tarde, no auditório da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), entidade que é parceira no evento. Na  abertura, foi homenageado o pediatra Luís Alberto Piccoli, que atuou por mais de 30 anos na SES, onde idealizou o primeiro Congresso Pan-americano de Aleitamento Materno, em 1985. Pelo seu trabalho,  recebeu uma placa das mãos do secretário da Saúde, Francisco Paz, e do presidente da Amrigs, Alfredo Cantalice.

Falando na abertura oficial da Jornada, o secretário Paz reforçou mais uma vez o papel fundamental da amamentação. “É a garantia de proporcionar o melhor à saúde física e emocional de mãe e do bebê”, disse. “Queremos aqui discutir maneiras de continuar propagando essa ideia”, observou.

Com o slogan Amamentação é a Base da Vida, a nova campanha de aleitamento reforça a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, e que nos primeiros seis meses, o bebê receba somente leite materno. Segundo a OMS e a Unicef, cerca de 6 milhões de crianças são salvas a cada ano com o aumento de taxas da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida.

Segundo o Ministério da Saúde, além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, a amamentação materna também pode diminuir casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Texto: Ascom SES
Edição: Léa Aragón/ Secom
Portal do Estado do Rio Grande do Sul