Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Após recessão da gripe aviária, pavilhão das aves retorna à Expointer

Publicação:

Aves ficaram de fora no ano passado em função da emergência sanitária gerada pela gripe aviária
Aves ficaram de fora no ano passado em função da emergência sanitária gerada pela gripe aviária - Foto: Leandro Osório/ Especial Palácio Piratini

Depois do recesso no ano passado, em função da emergência sanitária gerada pela gripe aviária no continente, as aves e pássaros estão de volta à Expointer. No setor de aves de produção e ornamentais serão 18 expositores com 523 animais de 56 raças diferentes, enquanto o setor de pássaros terá 11 expositores, com 589 animais para comercialização.

A 41ª edição ocorre de 25 de agosto a 2 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. No sábado (25), acontece o jantar com a premiação dos Grandes Campeões. Serão distribuídos mais de 30 prêmios.

Conforme o chefe do serviço de Exposições e Feiras da Secretaria da Agricultura Pecuária e Irrigação (Seapi), José Arthur Martins, todos os animais que participam da feira cumprem rigorosamente as regras sanitárias em vigor.

Para o presidente da Associação de Preservadores e Criadores de Aves de Raças Puras e Ornamentais (APCA), Jonatas Breunig, o retorno da espécie à feira formaliza o mercado e incentiva a melhoria da qualidade sanitária dos animais Os exemplares de raças puras em exposição são importantes na cadeia produtiva e para a preservação do patrimônio genético das espécies.

Desde meados dos anos 1970, a indústria aviária trabalha com híbridos na linhagem comercial, mas os pacotes genéticos são criados a partir de raças puras. "A preservação das espécies puras é uma garantia para o mercado. Caso a linhagem industrial falhe, sempre será possível retornar às origens e criar novos híbridos", completa Breunig.

Segundo dados da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), que congrega produtores industriais de carnes e ovos no estado, o setor movimentou R$ 12 bilhões no primeiro semestre. No ano passado, foram comercializadas 1 milhão e 600 mil toneladas de carne de frango. Desse total, 745 mil toneladas foram exportadas para mais de 160 países.

Texto: Marta Kroth/Seapi
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul