Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Aula gratuita de tango ocorre na Casa de Cultura Mario Quintana

Publicação:

O foco é no papel de condutora, embora o papel de seguidora também seja trabalhado
O foco é no papel de condutora, embora o papel de seguidora também seja trabalhado - Foto: Alessandra Bergmann

O 'Projeto Mulheres Condutoras no Tango' promove aulas gratuitas de tango na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) neste domingo (18) e no próximo (25). As inscrições devem ser feitas pela página 'Mulheres Condutoras no Tango' no Facebook ou por mensagem inbox para Marlise Machado.

A missão do projeto é o empoderamento feminino no tango de forma a construir a autonomia das mulheres em ambos os papéis de baile (condutoras e seguidoras), propiciando desenvolvimento da criatividade e melhora da autoestima em um contexto de ensino-aprendizagem responsável e acolhedor.

O foco é no papel de condutora – função que tradicionalmente é ensinada somente aos homens –, embora o papel de seguidora também seja trabalhado. No pré-módulo, serão abordados os princípios da mecânica dos movimentos fundamentais, com exercícios práticos, a fim de desenvolver as habilidades de iniciar e finalizar caminhadas, proceder à abertura e à resolução de bases paralelas, executar a saída ao 'cruze'; e utilizar o recurso de rebotes.

Os movimentos serão abordados sempre levando em consideração o contexto real de uma milonga ou prática, com ênfase na movimentação orgânica e confortável para os dois lados do abraço.

SERVIÇO

O quê: pré-módulo do Projeto Mulheres Condutoras no Tango

Quando: domingos, 18 e 25 de novembro, das 16h30 às 18h

Onde: sala Cecy Frank – 4º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre).

Texto: Darlene Silveira/Ascom CCMQ
Edição: Sílvia Lago/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul