Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Aulão inaugural dá início às atividades de 2020 no Centro da Juventude Viamão

Publicação:

CJ Viamão aula inaugural
Evento teve diversas apresentações artísticas e trocas de experiências - Foto: Frame de imagem

O ano de 2020 começou oficialmente para os alunos do Centro da Juventude (CJ) de Viamão. Com a presença de mais de 200 jovens, o aulão inaugural contou com diversas apresentações artísticas e trocas de experiências.

O evento, realizado no dia 13 de fevereiro, marcou a retomada dos cursos e workshops que o CJ disponibiliza ao longo do ano. Todas as atividades visam o crescimento pessoal e profissional dos jovens, garantindo um futuro digno para todos.

"Este ano será intenso e especial para o POD (Programa de Oportunidades e Direitos). Além de cursos novos e uma série de atividades semanais, teremos cinco novos prédios e um CJ reformado, o de Viamão. O POD consolida-se como a principal ferramenta de inclusão social de jovens no Rio Grande do Sul", afirma o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini.

Um dos alunos presentes no evento conta como o programa salvou sua vida. "Eu estava me envolvendo com pessoas que não estavam me desviando do caminho que eu gostava", relatou Jonatan Moura, de 17 anos.

Thomas Oliveira, aluno desde o início do CJ, o programa foi essencial para a especialização profissional. "Hoje em dia, sou formado em barberia, administração e curso de informática, tanto que já tive oportunidade de trabalhar em mais de uma barbearia graças ao curso", comentou Thomas.

CJ Viamão aula inaugural2a
Os Centros da Juventude fazem parte do POD, programa criado pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos - Foto: Frame de imagem

Sob administração da Agência Besouro, o CJ inicia uma nova fase, voltada para o empreendedorismo e a inserção dos jovens no mercado de trabalho na era digital. Em 2020, estará ainda melhor para os jovens, já que a escola Ana Jobim passa por reforma para ficar mais inclusiva e acessível para todos.

Além da sede em Viamão, o Programa de Oportunidades e Direitos (POD) conta com mais cinco unidades: Cruzeiro, Lomba do Pinheiro, Restinga, Rubem Berta e Alvorada. Em 2020, todos os CJs receberão prédios novos e equipados para continuar atendendo e melhorando a vida de diversos jovens do Rio Grande do Sul.

Todas as unidades dos Centros da Juventude fazem parte do POD, criado pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), e que busca trazer mais cidadania aos jovens, garantindo seus direitos, promovendo o seu desenvolvimento e criando oportunidades para que tenham mais estabilidade no futuro.

00:00:00/00:00:00

Centro da Juventude de Viamão retoma as atividades

Canal oficial do governo gaúcho. INSCREVA-SE e saiba em primeira mão as notícias do Rio Grande do Sul. Siga também nossos perfis no twitter @governo_rs, facebook GovernodoRS e no portal do governo: http://www.rs.gov.br/ Acesse este espaço também par Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Texto: Maurício Tonetto/Ascom SJCDH
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul