Avança proposta para criação do Polo Químico em Montenegro

aleluiaaaa
Secretária do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Susana Kakuta, teve reunião nessa terça-feira - Foto: Sdect/Divulgação

A utilização do atual Distrito Industrial de Montenegro para implantação de um Polo Químico no Rio Grande do Sul, foi a proposta apresentada nessa terça-feira(9), pelo prefeito da cidade, Kadu Müller, e pelo presidente do Sindicato das Indústrias Químicas no RS (Sindiquim), Newton Battastini, à secretária do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Susana Kakuta.

A ideia vem sendo debatida desde 2017. Segundo Müller, pelo menos quatro empresas do setor já demonstraram interesse em construir uma planta na localidade. Ele destacou ainda que esse não é um projeto de desenvolvimento voltado apenas para uma única cidade, e sim para toda uma região onde poderão ser incluídos os municípios de Triunfo e Nova Santa Rita. “Utilizando a vocação de cada uma dessas cidades e unindo forças da região como um todo, teremos um potencial de desenvolvimento muito grande. Vamos agregar mão de obra, desenvolvimento e, por consequência, riqueza. Todos vão ganhar com isso”, avaliou o prefeito.

O Distrito Industrial de Montenegro possui área total de 700 hectares com infraestrutura completa, incluindo saneamento, iluminação, vias pavimentadas e sistema de comunicação por fibra ótica, além de possuir licença ambiental emitida por órgão governamental.

A prefeitura em parceria com o Comitê de Fomento Industrial do Polo – Cofip e Sindiquim, já encomendou um estudo para verificar as condições do impacto ambiental sobre cada lote a ser utilizado no futuro. Uma outra situação que torna o projeto viável é a ociosidade. Atualmente, apenas 40% dos lotes estão ocupados, restando outros 60% livres para novos empreendimentos.

A secretária Kakuta solicitou um estudo amplo com todas as potencialidades e infraestrutura da região para acelerar um modelo de projeto de Polo Químico a ser implantado naquele local. O documento deve ser apresentado na próxima reunião do grupo, ainda sem data definida, quando serão discutidas as novas etapas do projeto. “A partir de um estudo macro de viabilidade, podemos elaborar uma linguagem comum entre estado e município no sentido de conceder os melhores incentivos às empresas interessadas em fazer parte deste projeto”, avaliou a secretária.

Centro Integrado de Treinamento (CIT)

O Centro Integrado de Treinamento (CIT) foi outro assunto que esteve na pauta do encontro. A inauguração do prédio que irá abrigar o órgão aguarda os últimos trâmites burocráticos junto ao governo do Estado. O prédio de 700 m² foi construído numa área de serviços compartilhados e vai atender os agentes instalados no Distrito Industrial de Montenegro e também no Polo Petroquímico de Triunfo. Foi adquirido através de uma contrapartida da empresa Hexon, que recebeu uma edificação do governo gaúcho ao se instalar no Distrito Industrial de Montenegro.

O governo do Estado vai conduzir a passagem do processo de entrega do prédio para a administração municipal de Montenegro que, por sua vez, irá fazer a gestão em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Senai e Cofip. Um novo encontro para a apresentação do projeto foi solicitado pela secretária Susana Kakuta e deverá ocorrer na última semana de outubro.

Texto: Ascom Sdect
Edição: André Malinoski/Secom