Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Bagé será sede do seminário Artesãos em Foco do Programa Gaúcho do Artesanato

Publicação:

O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) promove o seminário Artesão em Foco, nesta segunda-feira (24), das 13h às 17h15, no Palacete Pedro Osório (Avenida Tupi Silveira, 1436), em Bagé. As inscrições podem ser feitas pela internet, no site da FGTAS, ou presencialmente, na Agência FGTAS/Sine do município (Rua Marechal Floriano, 1431).

O seminário visa a discutir a profissão de artesão, estimular a formação de grupos de produção, impulsionar a comercialização e contribuir para a qualificação, atualização e valorização do artesão e de sua produção. 

Programação

13h – Credenciamento
13h45 – Abertura
14h05 – Palestra Desenvolvimento territorial e o artesanato com o representante da Embrapa Pecuária Sul, Marcos Flávio Borba
14h50 – Palestra Diferenciação entre artesanato e habilidades manuais com a coordenadora do PGA, Marlene Leal Garcia
15h35 – Palestra As fontes de crédito e financiamento para o artesão com o coordenador do Programa Gaúcho do Microcrédito, Jorge Imperatore
16h15 – Intervalo
16h – Oficina de artesanato de tecelagem em lã com a representante da Emater, Ana Sonaglio
17h15 - Encerramento

O seminário é uma iniciativa do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), que incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. Desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), o PGA é responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.
 
Texto: Jaíne Martins/ Ascom FGTAS
Edição: Léa Aragón/ Secom
Portal do Estado do Rio Grande do Sul