Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Banda Enxame apresenta seu trabalho no Chapéu Acústico

Publicação:

banda Enxame BPE
Show da Enxame será no dia 27, a partir das 19h, na Biblioteca Pública do Estado, na capital - Foto: Divulgação / BPE

Fechando a agenda de agosto do projeto Chapéu Acústico, a banda Enxame irá apresentar, no dia 27, a partir das 19h, na Biblioteca Pública do Estado (BPE), as (re)criações musicais do seu universo: próximo, próprio e autoral. O repertório incluirá canções próprias e inéditas, além de releituras de Thays Prado, Anelis Assumpção e Maíra Freitas, entre outras. A entrada é gratuita ou mediante contribuição espontânea.

O encontro entre a tecladista Aline Araújo, a baterista Julia Pianta, o contrabaixo acústico de Julia Pezzi e a cantora Nina Nicolaiewsky completou um ano em junho. A banda, que se formou para um show pelo Projeto Concha em junho de 2018, já circulou pelos palcos do Ocidente, London Pub e Agulha. É a partir de contrabaixo acústico, teclados, voz, percussão, bateria e pedais que as artistas formam um show com narrativa brasileira de canção, instrumental e contemporânea.

INTEGRANTES

Nina Nicolaiewsky é cantora e compositora e bacharelanda de Música Popular na Ufrgs, com ênfase em canto. Participou de diversos grupos artísticos, como UPA e Orquestra de Brinquedos, dedicando-se hoje à Enxame e seu trabalho autoral. Nina participa também da Residência Artística do Projeto Concha de Porto Alegre, financiado pelo Natura Musical.

Julia Pianta é baterista e percussionista. Além de ministrar aulas de música para crianças, participou da bateria de percussão da faculdade de medicina da PUC. Foi também baterista do Coletivo de Música Popular da Ufrgs, onde cursa graduação com ênfase em Bateria e Percussão. 

Julia Pezzi é contrabaixista e estudante de Licenciatura em Música na Ufrgs. Suas primeiras aulas de contrabaixo foram com a professora Ana Paula Freire, com quem iniciou a trajetória como instrumentista. 

Aline Araújo é pianista e compositora. Dos projetos que participa, se destacam as bandas Celeuma, Enxame, As Aventuras e Thays Prado. Atua também como professora de piano e teoria musical. 

CHAPÉU ACÚSTICO

O produtor, publicitário e fotógrafo Marcos Monteiro assina a curadoria do projeto Chapéu Acústico, que tem movimentado o Salão Mourisco com shows desde setembro de 2016. Os artistas locais têm a oportunidade de se apresentar em um local com ótima acústica. Os cachês dos músicos são pagos a partir das contribuições espontâneas, que ocorrem no chapéu, como nas performances de rua, e vão inteiramente para os músicos.

SERVIÇO

Dia: 27 de agosto (terça-feira)
Hora: a partir das 19h
Local: Salão Mourisco da BPE, na rua Riachuelo, 1.190, na capital 
Informações: na BPE pelo telefone (51) 3224-5045 ou com produtor Marcos Monteiro via e-mail duearth@terra.com.br

Texto: Vera Pinto/Ascom BPE
Edição: Patrícia Specht/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul