Biblioteca Pública do Estado promove live em comemoração aos 150 anos

Leite e Morgana   150 anos BPE
“A Biblioteca Pública surgiu de um movimento da sociedade e deve permanecer com essa mobilização", disse o governador - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

No dia do seu aniversário (14/4), a Biblioteca Pública do Estado (BPE) reuniu autoridades e intelectuais da cultura gaúcha e brasileira em um evento virtual para festejar os 150 anos de sua fundação. Participaram da live o governador Eduardo Leite, a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, o secretário da Cultura de Porto Alegre, Gunter Axt, o presidente da Academia Rio-Grandense de Letras, Rafael Bán Jacobsen, o presidente da Associação de Amigos da Biblioteca Pública, Gilberto Schwartsmann, o vice-presidente Alcides Mandelli Stumpf e a diretora da BPE, Morganah Marcon.

O evento começou com um recital apresentado pela Bach Society Brasil, com o maestro Fernando Cordella ao cravo. Na sequência, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHG-RS), Miguel Frederico do Espírito Santo, falou sobre a fundação da biblioteca. O escritor Alcy Cheuiche relatou seu olhar sobre a instituição e, em seguida, o poeta Luiz Coronel apresentou um poema em homenagem à BPE.

Leite   150 anos BPE
Na abertura da live, o maestro Fernando Cordella fez uma apresentação - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Na segunda parte, o poeta e crítico Antônio Carlos Secchin, membro da Academia Brasileira de Letras, apresentou um poema de Carlos Drummond de Andrade, e o escritor Geraldo Carneiro falou sobre a contemporaneidade de Luís de Camões.

O governador Eduardo Leite destacou que a BPE se formou a partir de uma mobilização da sociedade, para que se pudesse preservar a memória e os registros e colocá-los ao alcance da população. “A Biblioteca Pública surgiu de um movimento da sociedade e deve permanecer com essa mobilização, como da Associação de Amigos, para que ela seja preservada e cuidada, porque o que é público é de todos. Estamos vivendo em novos tempos digitais, novas tecnologias, mas também temos que preservar o patrimônio de onde viemos e para onde vamos”, disse o governador.

Beatriz Araujo destacou vários momentos que a biblioteca passou ao longo dos anos e fez um agradecimento: “Quero agradecer ao governador. Quando ele me convidou para ser secretária, aceitei com a condição de lutar pela cultura e, nesse governo, a cultura é valorizada. Não preciso brigar pelas políticas públicas para o setor”.

O governador anunciou duas novidades: “Com o resultado do reequilíbrio das finanças e com o resultado das privatizações, estaremos com capacidade de retomar investimentos nos nossos equipamentos culturais e estamos com um projeto chamado 'De volta pra casa', que vai devolver à Biblioteca Pública o mobiliário que foi retirado, anos atrás, em outras gestões, e estava no Palácio Piratini”.

Gunter Axt destacou que “a importância simbólica da biblioteca é um esforço das relações que construíram esse espaço à altura da tradição que esse lugar representa, que foi pensado para representar um palácio de leitura”.

A gravação da live pode ser acessada na página do governo do Estado no Facebook.

Texto: Claudia Antunes/Ascom BPE