BM encaminha parceria com entidades empresariais em prol da Segurança

Segurança
Reunião teve a presença do comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas Moreira - Foto: Rafael Silva/Divulgação BM

A Brigada Militar participou, nessa quinta-feira (15), de reunião com dirigentes de entidades empresariais de diversos segmentos, na sede do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (Sindha). Foi encaminhada parceria entre os órgãos com o objetivo de contribuir para que a corporação atue no combate à criminalidade e no reforço da Segurança Pública. A reunião teve a presença do comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas Moreira.

O comandante destacou a importância da participação da sociedade civil organizada na construção de convênios que possibilitem a ampliação da instituição, que já implementou ações como a Operação Avante. Freitas apontou como exemplo a necessidade de mais eficiência na comunicação e na área de tecnologia. "Podemos construir projetos que atendam essas necessidades", afirmou.

Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, a intenção das entidades empresariais é a de serem porta-vozes da BM, contribuindo para minimizar suas necessidades. O presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky, reforçou que as entidades querem ajudar na busca de soluções positivas para a sociedade. Segundo ele, num primeiro momento, a ideia é que a abrangência das ações se restrinjam a Porto Alegre e Região Metropolitana.

No final, ficou agendado novo encontro para definir como será dada a ajuda em prol da segurança pública. "Queremos identificar uma necessidade da BM que possa ser encampada e suprida pelas nossas entidades", completou o presidente da CDL Porto Alegre, Alcides Debus.

O processo é uma continuidade do que foi definido em encontro entre as entidades e o secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer, na última terça-feira (13). O Fórum Permanente da Segurança Pública é integrado por: Sindha, Sindilojas Porto Alegre, CDL POA, Setcergs, Sinepe/RS, SHPOA, Secovi, Fecomércio, Sindiótica, ACPA, Federasul, Agas, FCDL-RS, CRC-RS, OAB RS, Sindigêneros RS, Ajorsul, Sescon-RS, Porto Alegre Convention & Visitors Buerau, Lide, Sinprofar RS, IEE, Sincodiv RS, Fenabrave, Sicopeças, Sinprofar e Sindiatacadistas.

Texto: Clelia Admar/Ascom BM
Edição: Gonçalo Valduga/Secom