Boletim da Defesa Civil alerta para novas precipitações no Estado

Com a trégua da chuva, começou a diminuir o número de desabrigados e desalojados no Estado, conforme dados do último boletim da Defesa Civil, às 17h desta terça-feira (13). A previsão, no entanto, indica novas precipitações intensas já a partir desta quarta-feira, o que mantém as equipes em alerta e de prontidão em todo o Rio Grande do Sul.

Na tarde desta terça-feira, durante reunião do Gabinete de Emergência, o governador José Ivo Sartori, juntamente com o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Everton Oltramari, anunciou o decreto coletivo de situação de emergência para 26 municípios que estão entre os mais afetados pelas chuvas e pela queda de granizo dos últimos dias.

O decreto coletivo de emergência acelera o recebimento de materiais de ajuda humanitária, bem como o repasse de recursos para recuperação e reconstrução. A Defesa Civil já adquiriu cestas básicas, telhas e lonas que foram distribuídas para cerca de 20 municípios.

Cidades incluídas no decreto: Alegrete, Alvorada, Agudo, Candiota, Cachoeira do Sul, Caçapava do Sul, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Dona Francisca, Eldorado do Sul, Itaara, Joia, Júlio de Castilhos, Manoel Viana, Mata, Miraguai, Montenegro, Nova Esperança do Sul, Nova Palma, Rosário do Sul, Santa Maria, Santiago, São Jerônimo, São Sebastião do Caí, São Gabriel e Silveira Martins.

Controle dos atingidos

Localidade

Desvio

RSC-287, Km 228 - Santa Maria

Bloqueio total, cabeceira da ponte desmoronando

Para chegar a Santa Maria, somente via BR-290 e, após, a BR-392, em São Sepé

ERS-511, Km 07 - Santa Maria

Liberada para veículos leves, ônibus e caminhões sem carga, cabeceira da ponte no local está desmoronando

-

ERS-640, km 17, ponte sobre o Rio Ibicuí, município de Cacequi, localidde Santa Vitória

Trânsito em meia-pista, buraco no aterro da cabeceira da ponte no sentido Cacequi a ERS-241 (São Vicente do Sul). Reparos em andamento

-

RSC-287, Km 101

Detonação de rochas para melhorias na travessia urbana – viaduto e duplicação. Interrupção programada por  uma hora

ERS 115 Km 22 ao 33 - entre Três Coroas e Gramado

Bloqueio total (deslizamento de terra), e água entrando sob a rodovia, causando rachaduras.

Desvio no km 22 (praça de pedágio de Três Coroas) e no 33, que também sai em Três Coroas

Texto: Ascom/Defesa Civil
Edição: Cristina Lac/Secom