Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

BRDE e Banco Mundial debatem termos de cooperação para integrar sistemas de adaptações às mudanças climáticas no Sul do país

Objetivo é unir informações dos três estados e de Mato Grosso do Sul para executar ações eficientes contra eventos extremos

Publicação:

Representantes do BRDE e do Banco Mundial se reúnem em Brasília
Criação de instrumentos financeiros emergenciais para auxiliar no enfrentamento de enchentes como a de 2024 é uma das ações - Foto: Divulgação Nohlan Hubertus

No primeiro dia após a inauguração do escritório de representação do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo do Sul (BRDE) em Brasília (DF), o novo espaço foi palco de reunião com técnicos do Banco Mundial para tratar do projeto do Sistema Integrado para Adaptações às Mudanças Climáticas nos quatro estados que formam o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). O encontro desta quarta-feira (26/2) discutiu a estruturação da cooperação técnica entre as três instituições, com foco na integração dos sistemas hidrometeorológicos, de Meio Ambiente e de Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

A reunião foi coordenada pelo diretor de Planejamento do BRDE, Leonardo Busatto, e teve a participação do líder do Programa de Infraestrutura do Banco Mundial, Luís Andres, acompanhado dos especialistas do Banco Mundial, Jack Campbell e Hannah Kim. "Todas as partes estão convencidas da extrema importância da integração dos sistemas para uma melhor resposta aos eventos climáticos, cada vez mais recorrentes em nossa região", frisou Busatto.

O termo de cooperação deverá contemplar a criação de um protocolo de ação integrada dos estados que fazem parte do Codesul e criação de instrumentos financeiros emergenciais capazes de auxiliar os estados no enfrentamento de eventos climáticos extremos, além da própria governança do sistema.

Participaram também do encontro a secretária de Articulação Nacional de Santa Catarina e secretária-executiva do Codesul, Vania Franco; procurador do Estado de Santa Catarina, Fernando Filgueiras, e o chefe do Departamento de Parcerias e Inovação do BRDE, Marcelo do Canto, assim como a assessoria técnica do Codesul e BRDE, e representante da Defesa Civil do Rio Grande do sul. Nos próximos dias, as equipes irão finalizar as análises técnicas e os encaminhamentos jurídicos para formalização da cooperação.

Texto: Pepo Kerschner/Ascom BRDE
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul