Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cachoeira do Sul sedia Simpósio Sul-Americano e abertura da colheita da noz-pecã

Publicação:

Entre quinta (11/4) e sexta-feira (12/4), Cachoeira do Sul será sede do 2º Simpósio Sul-Americano e 2ª Abertura Oficial da Colheita da Noz-Pecã.

O evento começa às 7h30, no auditório da Ulbra, e segue, durante o dia, com palestras, cases de sucesso e painéis.

No segundo dia, na sede da Pecanita Agroindustrial, a ênfase será a capacitação técnica, a partir de visita a três estações técnicas para conhecimento da produção, desde o planejamento até o processo de armazenamento da colheita.

A abertura oficial será na sexta-feira, às 11h, com presença de autoridades, como Covatti Filho, secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. O evento, que teve sua primeira edição em 2018 em Anta Gorda, busca valorizar a pecanicultura no Rio Grande do Sul, uma vez que, como explica o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Alfredo Schons, é a produção que mais cresceu na fruticultura gaúcha nos últimos anos.

“O trabalho que a Emater desenvolve com pequenos e grandes produtores tem cerca de dez anos. É um trabalho relativamente recente que, embora apresente resultados, ainda carece de conhecimento para o manejo. Por isso é importante que se incentive eventos como esse”, explica Schons.

O público-alvo são produtores rurais, empresários, técnicos, comerciantes, industriais, extensionistas, estudantes e pesquisadores. As palestras e painéis contarão com especialistas da América do Sul e da América do Norte, com debates sobre o cenário atual e tendências de mercado, além de palestras sobre técnicas de produção. Também haverá uma mostra de trabalhos científicos sobre nogueira-pecã.

O evento é promovido pela prefeitura de Cachoeira do Sul, Câmara Setorial da Noz-Pecã, governo estadual, Emater/RS-Ascar e Embrapa Clima, com apoio das universidades Ulbra e Ufrgs e de três empresas cachoeirenses do ramo: Pecanita, Paralelo 30 e Divinut.

Texto: Ascom Emater/RS-Ascar
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul