Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cartunista francês Plantu participa do 1º Encontro Brasil-França em Porto Alegre

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 08.07.2015: O governador José Ivo Sartori recebeu, nesta tarde (8), o cartunista francês Jean Plantureux. Durante o encontro, o governador e Plantu, como é conhecido, abordaram temas como política, humor e semelhanças entre o
Em visita ao governador José Ivo Sartori, o cartunista fez um desenho informal do encontro - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

O cartunista francês Jean Plantureux está participando em Porto Alegre do 1º Encontro França-Brasil, na Casa de Cultura Mario Quintana, e foi recebido, nesta quarta-feira (08) pelo governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini.  Plantu, como é mais conhecido, fará palestra no evento, às 19h, durante um painel sobre liberdade de expressão, coordenado pelo jornalista e escritor Rafael Guimaraens e que terá também a participação do cartunista Santiago. O encontro é promovido pela Associação Sol do Sul e tem apoio do Governo do Estado, da prefeitura de Porto Alegre, Aliança Francesa, Casa de Cultura Mario Quintana e Livraria Fnac Barra Shopping Sul.

Plantu considera sua militância uma ação social de pedagogia mundial da imagem. "Meu trabalho, desde a origem, se dirigiu para o comentário sobre direitos humanos. Tenho certeza de que nunca pretendi ofender uma população, mas aquilo que a tiraniza", comentou.

O encontro do cartunista com o governador teve um momento de improviso musical. Da parte francesa, a cantora franco-portuguesa Madalena Trabuco  interpretou uma canção da França. E o secretário estadual da Cultura, Victor Hugo, cantou uma música do repertório gaúcho.

O cartunista desenhou, informalmente, o registro da reunião e presenteou  Sartori com uma charge de sua autoria. Do governador, ele recebeu um livro contando a história do Palácio Piratini.

Com 62 anos, Plantu trabalha há mais de 40 anos no jornal Le Monde e é conhecido por suas charges políticas. Sua história se confunde com o humor político da França. Em 2006, com o ex-secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan, ele criou a Fundação Cartooning for Peace, para divulgar a liberdade de expressão e a luta contra a intolerância. A entidade oferece proteção e assistência jurídica aos chargistas que trabalham em países onde há censura.

Soldados da democracia

Em Porto Alegre, Plantu também vai participar de uma sessão comentada do filme Cartunistas – soldados da democracia (Caricaturistes – Fantassins de la démocratie), que será exibido nesta quinta-feira (9), às 15h, dentro da programação do Encontro França-Brasil.

Apresentado no Festival de Cannes em 2014, o filme conta as histórias de 12 cartunistas que sofrem censura e ameaças ao redor do mundo. O projeto desta produção surgiu logo após a condenação à morte, por fundamentalistas, contra o dinamarquês Kurt Westergaard, autor de uma charge de Maomé. E a realização do filme ocorreu pouco antes dos ataques ao jornal semanal satírico francês Charlie Hebdo.

Texto: Anamaria Bessil/Palácio Piratini
Edição: Rui Felten/CCom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul