Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Casa da Música recebe concerto gratuito da Camerata da Ospa Jovem

Publicação:

OSPA JOVEM 0807 CREDITO MARIANA SIRENA (300)
Evento acontece no dia 18 de agosto e tem entrada franca - Foto: Dito Mariana Sirena/Divulgação

A série de concertos da Ospa Jovem – Orquestra Sinfônica do Conservatório Pablo Komlós/Escola de Música da Ospa ganha sequência no sábado (18), a partir das 17h, na Casa da Música da Ospa (Av. Borges de Medeiros, 1501 - Centro Administrativo Fernando Ferrari). A entrada é franca.

A Camerata da orquestra, formada principalmente por alunos do conservatório, apresenta um repertório especial voltado para os instrumentos de cordas. O repertório é variado e contempla compositores como Ernst Mahle, Giuseppe Torelli e Chico Buarque. A regência fica a cargo de Fredi Gerling, maestro e violinista com atividade didática de mais de 30 anos. 

O concerto inicia com “Pentafonia”, de Ernst Mahle ( 1929 - ), premiado compositor com reconhecimento internacional pela magnitude de suas obras. Na sequência, os jovens músicos interpretam o “Concerto para dois violinos”, do italiano Giuseppe Torelli (1658 - 1709). Depois, a “Sinfonietta”, de Harald Genzmer (1909 - 2007), obra para orquestra de cordas, ganha destaque, seguida por “Quatro momentos nº 2”, do compositor brasileiro com expressivo destaque no Brasil e no exterior, Ernani Aguiar (1950 - ). Para finalizar a noite em grande estilo, a sinfônica executa “Maninha”, escrita por Chico Buarque (1944 - ) durante o regime militar.

Sobre Fredi Gerling (regente)

Maestro e violinista, Gerling foi nomeado “Doctor of Musical Arts” pela Universidade de Lowa e é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) especializado em didática do violino há mais de 30 anos. Atuou como spalla da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), sob a direção de Eleazar de Carvalho. Destacado regente de orquestra no Rio Grande do Sul, mantém intensa atuação em grupos instrumentais no Brasil e no exterior. Foi diretor artístico e coordenador do Festival de Cordas Nathan Schwartzman em Uberlândia, Minas Gerais. E, desde 2010, tem retornado regularmente aos Estados Unidos e Canadá para recitais e masterclasses.

Sobre a Ospa Jovem

O grupo é regido pelo maestro Arthur Barbosa e tem como diretor artístico Evandro Matté. Formada principalmente por alunos da Escola, a orquestra é parte essencial da formação musical oferecida pela instituição. É na orquestra que os alunos têm contato com o repertório orquestral, o que é fundamental para a sua profissionalização na área da música de concerto. A Ospa Jovem vem realizando uma série de concertos anualmente, cumprindo também importante papel social ao realizar apresentações gratuitas em teatros, museus, hospitais, igrejas e outras instituições.

Sobre a Escola de Música da Ospa

Fundado em 3 de março de 1972, o Conservatório Pablo Komlós, cujo atual diretor é Diego Grendene de Souza, é referência de qualidade no ensino musical no Rio Grande do Sul. A escola é gratuita e tem como público-alvo crianças e jovens de oito a 25 anos. Trata-se da única instituição de ensino voltada para a formação de músicos de orquestra no estado, oferecendo a estudantes a oportunidade de profissionalização na área.

Mais informações em www.ospa.org.br.

PROGRAMA

Ernst Mahle: Pentafonia

Giuseppe Torelli: Concerto para dois violinos

Harald Genzmer: Sinfonietta

Ernani Aguiar: Quatro momentos Nº2

Chico Buarque: Maninha

Regente: Fredi Gerling.

PAUTA

O quê: Concerto da Ospa Jovem

Quando: Sábado (18 de agosto), às 17h

Local: Sala de Concertos da Casa da Música da Ospa

(Av. Borges de Medeiros, 1501 - Centro Administrativo Fernando Ferrari).

Texto: Marília Lima/Ascom Ospa
Edição: André Malinoski/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul