Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Celic participa do 1º Fórum Nacional de Compras Públicas

Publicação:

collage (2)
Paulo Lunardi e Kethy Bazo apresentaram aos participantes do Fórum, o sistema utilizado pela Celic no procedimento licitatório - Foto: Arquivo Celic Smarh

O 1º Fórum Nacional de Compras Públicas, encerrado nessa quarta-feira (5) em Brasília, contou com a participação do Rio Grande do Sul, por meio da Subsecretaria da Administração Central de Licitações (Celic). Conforme o subsecretário da Central, Amilton Calovi, o encontro serve para promover a troca de experiências e informações, além da padronização entre as unidades da Federação, em relação à sistemática utilizada no procedimento das compras públicas. 

A Central de Licitações pertence à estrutura interna da Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (Smarh) e é responsável pelas compras e contratações feitas pelo Estado. No evento, estiveram presentes, representando a Celic, a diretora do Departamento de Licitações Descentralizadas do órgão, Kethy Helen de Souza Bazo, acompanhada do assessor técnico Paulo Roberto Sbaraini Lunardi. 

No encerramento, Lunardi fez uma exposição sobre o desenvolvimento do Sistema de Gestão de Compras do Estado e sobre sua relação com a áreas da ciência de dados. A apresentação de Paulo Lunardi estava inserida no contexto do painel 'A Economia Digital e a Incorporação de Tecnologia nas Compras Públicas. As Compras Eletrônicas e o uso de inteligência no Tratamento dos Dados'. Durante sua intervenção, ele destacou a importância da gestão analítica na área das compras públicas. 

À tarde, foi a vez da diretora Kethy palestrar sobre as vantagens, oportunidades e desafios da metodologia centralizada de compras representada pela Celic. A complexidade do tema de licitações e a relevância da atuação dos compradores públicos em uma estrutura centralizada foram apresentadas pela diretora. A exposição fez parte do painel pertinente às 'Metodologias e experiências de Centrais de Compras, compras e serviços compartilhados como instrumento de Governança das Contratações'. 

Central de Licitações é modelo em compras públicas 

A Central de Licitações recebeu a visita, nessa quarta-feira (5), do secretário municipal de Compras de Canoas, Delmar Kunrath, acompanhado por técnicos da pasta. Delmar esteve reunido com o subsecretário da Celic, Amilton Calovi, para buscar informação sobre a sistemática utilizada nos procedimentos licitatórios.

 A Secretaria de Compras de Canoas foi criada no mês de setembro e busca conhecer as diferentes metodologias existentes nos sistemas de compras e contratações de serviços terceirizados. De acordo com Calovi, a Celic serve de modelo para outros órgãos que atuam no segmento de licitação no serviço público. 

Ele assinala que, no início de setembro, os representantes do órgão responsável pelas compras públicas do Distrito Federal também estiveram na Celic. “A finalidade da visita foi o mesmo da secretaria canoense: conhecer a metodologia utilizada nas etapas desenvolvidas para a excelência do procedimento licitatório. O Rio Grande do Sul está fazendo escola”, observou Calovi. 

Texto: Gilberto G. Maboni – Celic/Smarh
Edição: Léa Aragón/ Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul