Agroindústrias recebem 40 caminhões e modernizam armazenagem de produtos

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 23.03.2018: Cerimônia de assinatura de Contratos com prefeituras para repasse de equipamentos do projeto de Apoio à Modernização de Centrais de Recebimento de produtos da agricultura familiar. Foto: Karine Viana/Palácio Piratini
Sartori disse que os equipamentos são importantes para os municípios, pois é na cidade que a vida acontece - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Para modernização das Centrais de Recebimento de produtos da agricultura familiar, o Rio Grande do Sul recebeu 40 caminhões e equipamentos que serão distribuídos para 40 municípios. Os contratos com as prefeituras, via convênio firmado entre o governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), foram assinados nesta sexta-feira (23), em solenidade no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O convênio totaliza investimento na ordem de R$ 8 milhões.

Com a iniciativa, o Estado colabora com os municípios que executam ou apoiam os programas de compras governamentais da agricultura familiar, para fortalecer a capacidade operacional e, assim, ampliar a participação dos agricultores no mercado institucional. O MDS repassa R$ 7.840.000,00 do valor do contrato, e o governo do Estado é responsável por R$ 160.000,00.

O governador disse que os caminhões e equipamentos são muito representativos para as prefeituras, pois é na cidade que a vida realmente acontece. "Participei de várias colheitas e feiras pelo estado e pude ver a força que a agricultura familiar tem. O Estado precisa dar suporte à qualificação do trabalho dos agricultores familiares para que tenham alternativas para melhorar a gestão no campo e a produtividade", afirmou.

Osmar Terra afirmou que o governo deve apoiar e fazer a agricultura familiar ser cada vez mais respeitada - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Para o ministro do MDS, Osmar Terra, esse é mais um ato do governo para apoiar a agricultura familiar no Rio Grande do Sul. "Vamos continuar a fazer essa caminhada para o fortalecimento da agricultura. Precisamos recuperar nossa economia para avançar nas questões sociais e fazer a agricultura familiar ser cada vez mais respeitada", destacou.

O secretário da SDR, Tarcisio Minetto, agradeceu a parceria do governo estadual com o MDS e disse que este é um apoio importante para os agricultores. "Tenho certeza que esses caminhões terão um papel preponderante nos municípios. Vão ajudar na logística e na entrega dos produtos da agricultura familiar", explicou.

O prefeito de Porto Vera Cruz, Delfor Barbieri, falou em nome de todas as cidades beneficiadas e agradeceu o empenho do governador Sartori e do ministro Osmar Terra para que o convênio fosse concretizado. "Esses equipamentos são muito mais que apenas caminhões. Representam a fixação dos agricultores no campo. Estávamos produzindo alimentos e tínhamos dificuldades para entregar", ressaltou.

Equipamentos a serem distribuídos

- 39 Balanças mecânicas de plataforma;

- 26 Freezers industriais;

- 14 Refrigeradores industriais;

- 40 Caminhões com baú, potência mínima de 150cv, capacidade de carga mínima de oito toneladas, baú de alumínio natural corrugado com isolamento térmico;

- 28 Mesas em aço inox;

- 29 Transpaletes (empilhadeiras) manuais com acionamento hidráulico para transporte de paletes;

- 501 Paletes (estrados) de polietileno de alta densidade, para armazenagem e transporte de materiais;

- 5.009 Monoblocos (caixas) para hortifrutícolas em polietileno.

O Rio Grande do Sul recebeu caminhões que serão distribuídos para 40 municípios - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Municípios contemplados com os caminhões

Alegrete, Arroio do Tigre, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Canoas, Caxias do Sul, Chiapetta, Crissiumal, Cruz Alta, Erval Seco, Estrela, Frederico Westphalen, Gravataí, Horizontina, Ibirubá, Lajeado, Marau, Mato Leitão, Mostardas, Novo Tiradentes, Passo Fundo, Planalto, Porto Alegre, Porto Vera Cruz, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santo Antônio da Patrulha, Santo Augusto, Santo Cristo, São José do Norte, São Leopoldo, Sapiranga, Sarandi, Seberi, Tenente Portela, Três Palmeiras e Venâncio Aires.

Estiveram presentes o secretário adjunto da Agricultura, Pecuária e Irrigação, André Petry; o presidente da Emater RS, Clair Kuhn; o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Rocha; os deputados federais Mauro Pereira e Darcísio Perondi; os deputados estaduais Edson Brum e Juvir Costella; e autoridades municipais.

Texto: Cassiane Osório/Secom, de Esteio
Edição: Sílvia Lago/Secom