Central de Doações encaminha milhares de arrecadações às vítimas da chuva

estragos180
Chuvas e ventos causaram centenas de danos aos municípios da Fronteira Oeste do estado - Foto: Divulgação/Defesa Civil

Os municípios de Rosário do Sul e Alegrete, ambos localizados na Fronteira Oeste, serão os próximos a receberem itens arrecadados pela Central de Doações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Localizada no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, a Central recebe muitos donativos, que estão sendo encaminhados às cidades castigadas pelos temporais e ventos há dez dias.

Conforme o chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Júlio César Rocha Lopes, 80 cestas básicas, 40 colchões, 5 mil peças de roupas, mil pares de calçados, 200 itens de cama, mesa e banho e 200 materiais de higiene e limpeza fazem parte do pacote de ajuda humanitária que será enviado neste sábado (19) para os dois municípios.

“Estamos todos da Defesa Civil empenhados em agilizar o máximo possível tudo a fim de reduzir os impactos dos eventos climáticos, para que se restabeleça o mais rápido possível a situação de normalidade. As doações são importantíssimas, pois há pessoas atingidas que perderam tudo que tinham e necessitam de muita ajuda”, comentou o coronel Rocha.

Saiba mais

Além da Central de Doações, quem não estiver em Porto Alegre ou na Região Metropolitana pode fazer doações em qualquer quartel do Corpo de Bombeiros ou contatar com as prefeituras dos municípios atingidos. Os desabrigados e desalojados do interior do RS precisam principalmente de água mineral, alimentos não perecíveis, material de higiene e limpeza, fraldas descartáveis (infantil e geriátrica), roupas e calçados em boas condições, colchões e cobertores.

Números

Segundo os dados mais recentes da Defesa Civil, o RS tem mais de 8,7 mil pessoas atingidas pela enxurrada, sendo que 6,7 mil estão fora de casa (1,6 mil desabrigadas e 5,1 mil desalojadas) e o restante teve danos em sua residência. Também foram registrados três óbitos em decorrência de danos provocados pela chuva, um em Santana da Boa Vista e dois em Alegrete. No total, 24 municípios foram atingidos por fortes chuvas e enxurradas desde o dia 9.

Segue alerta de tempo ruim no RS

A Defesa Civil comunica que Uruguaiana permanece em situação de alerta máximo, com previsão de inundação na cidade nos próximos dias em virtude da entrada de nova frente fria, o que poderá afetar o volume dos rios da região da Fronteira Oeste.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para “chuvas intensas” com grau de severidade de “perigo” para todo o Rio Grande do Sul, além de Santa Catarina e parte do Paraná nesta sexta-feira (18) e sábado (19). Segundo o órgão nacional, os acumulados podem variar de 30mm a 100mm por dia, além de ventos intensos de até 100 km/h nessas regiões. Dessa maneira, existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Texto: Vanessa Kannenberg/Secom
Edição: André Malinoski/Secom