Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Centro Cultural CEEE Erico Verissimo sedia aula sobre biografia de Lima Barreto

Publicação:

Lilia Moritz Schwarcz lança a biografia 'Lima Barreto - Triste visionário' no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
Lilia Moritz Schwarcz lança a biografia 'Lima Barreto - Triste visionário' no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo - Foto: Reprodução

Para comemorar o lançamento da biografia 'Lima Barreto - Triste visionário', Lilia Moritz Schwarcz apresenta, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, a palestra 'Lima Barreto, uma aula'. No encontro, a historiadora ministra aula com exibição de imagens inéditas, fruto da pesquisa sobre a vida e obra do autor, com mediação e comentários do jornalista Carlos André Moreira.

A palestra acontece na terça-feira (17), das 18h  às 19h30, com sessão de autógrafos após a aula. O evento é uma parceria entre a Editora Companhia das Letras, o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, a Feira do Livro de Porto Alegre e o Fronteiras do Pensamento.

Sobre o livro

Durante mais de 10 anos, Lilia Moritz Schwarcz mergulhou na obra de Afonso Henriques de Lima Barreto, com seu afiado olhar de antropóloga e historiadora, para realizar um perfil biográfico que abrangesse o corpo, a alma e os livros do escritor de 'Todos os Santos'. Esta, que é a mais completa biografia de Lima Barreto desde o trabalho pioneiro de Francisco de Assis Barbosa, lançado em 1952, resulta da apaixonada intimidade de Schwarcz com o criador de 'Policarpo Quaresma' - e de um olhar aguçado que busca compreender a trajetória do biografado a partir da questão racial, ainda pouco discutida nos trabalhos sobre sua vida.

Abarcando a íntegra dos livros e publicações na imprensa, além dos diários e de outros papéis pessoais de Lima Barreto, muitos deles inéditos, a autora equilibra o rigor interpretativo demonstrado em 'Brasil: Uma biografia' e 'As barbas do imperador' com uma rara sensibilidade para as sutilezas que temperam as relações entre contexto biográfico e criação literária.

Escritor militante, como ele mesmo se definia, Lima Barreto professou ideias políticas e sociais à frente de seu tempo, com críticas contundentes ao racismo (que sentiu na própria pele) e outras mazelas crônicas da sociedade brasileira. Generosamente ilustrado com fotografias, manuscritos e outros documentos originais, 'Lima Barreto: Triste visionário' presta um tributo essencial a um dos maiores prosadores da língua portuguesa de todos os tempos, ainda moderno quase um século depois de seu triste fim na pobreza, na doença e no esquecimento.

Sobre a autora

Nasceu em 1957, em São Paulo. É professora titular no Departamento de Antropologia da USP, Global scholar na Universidade de Princeton (EUA) e curadora adjunta do Masp. Seu livro 'As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos' ganhou o prêmio Jabuti de Livro do Ano, em 1999. Dirigiu a coleção 'História do Brasil Nação' em seis volumes, sendo três deles indicados para o Jabuti. Foi curadora de uma série de exposições, entre as quais 'Um Olhar sobre o Brasil' (2012, com Boris Kossoy) e 'Histórias Mestiças' (2014, com Adriano Pedrosa), ambas no Instituto Tomie Ohtake. Também lançou, em 2015, junto com Heloisa Starling, o elogiado livro 'Brasil: Uma biografia'.

SERVIÇO

O quê: Lima Barreto, uma aula com Lilia Moritz Schwarcz

Quando: Terça-feira (17), das 18h às 19h30 (aula + comentários/perguntas); após a aula, haverá sessão de autógrafos

Onde: Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico, Porto Alegre)

Texto: Ascom CEEE
Edição: Sílvia Lago/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul