Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Centro Cultural CEEE Erico Verissimo traz exposição inédita de Clara Pechansky

Publicação:

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) promove, a partir deste sábado (11), uma exposição inédita de Clara Pechansky: Porto dos Casais. A mostra, composta por 74 obras, apresenta um recorte inédito na produção da artista plástica. A proposta do
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo traz exposição inédita de Clara Pechansky

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) promove, a partir deste sábado (11), uma exposição inédita de Clara Pechansky: Porto dos Casais. A mostra, composta por 74 obras, apresenta um recorte inédito na produção da artista plástica.

A proposta do trabalho está focada no processo de constituição da temática dos casais dentro do universo criativo de Clara, enfatizando como esse assunto, apesar de historicamente fazer parte da sua obra, pode incentivar novas releituras. Os casais presentes na exposição, que ficará em cartaz até o final de junho, são representações icônicas que surgem na História da Arte, desde a antiguidade, permeiam a Idade Média, o Renascimento, o período Barroco e vêm até a modernidade.

A concepção desse novo projeto da desenhista, pintora e gravadora, nascida em 1936, na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, surgiu no primeiro semestre do ano passado, em conjunto com o pesquisador e crítico de arte Paulo Gomes, em parceria com o CCCEV.

A partir dessa época, começaram as pesquisas para a concepção de Porto dos Casais que, após um período de produção, será oficialmente inaugurada dia 11 de maio, às 11h, na sala O Arquipélago do espaço localizado na rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre. A visitação da mostra se estende de 14 de maio até 26 de junho, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas e, nos sábados, das 11h às 18h.

Texto: Assessoria de Imprensa
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul