Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Centro da Juventude Rubem Berta comemora dois anos com 160 formados

Publicação:

formatura centro juventude Rubem Berta POA
Jovens realizaram cursos profissionalizantes de gastronomia, customização de roupas, recepcionista e informática, entre outros - Foto: Mauricio Tonetto / Ascom SJCDH

A celebração do aniversário de dois anos do Centro da Juventude (CJ) Rubem Berta foi especial nesta sexta-feira (16/8). A data foi comemorada com a formatura de 160 jovens que frequentam o local e fazem parte do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), uma política pública do Governo do Estado liderada pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

Os jovens fizeram cursos profissionalizantes de gastronomia, customização de roupas, recepcionista, maquiagem, informática, inglês, espanhol e teatro. Durante meses, eles frequentaram as dependências do CJ Rubem Berta para aprender uma nova profissão e receber dicas e conselhos para inserção no mercado de trabalho.

“Vocês, formados, e os jovens multiplicadores, são referências na comunidade. Não apenas no mercado de trabalho, mas na vida. Vocês são reflexo de uma sociedade mais justa”, afirmou o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini.

Atualmente, existem seis CJs em Porto Alegre e na Região Metropolitana: Rubem Berta, Cruzeiro, Lomba do Pinheiro, Restinga, Viamão e Alvorada. Cada um deles é gerido por uma entidade parceira do governo, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Mais de 1,7 mil jovens se formaram desde que o Programa começou a funcionar. Até 2020, todos os CJs, exceto Viamão, receberão prédios totalmente novos para as atividades, oficinas, cursos e convivência.

“Nossa prioridade é fazer política para quem de fato necessita de uma teia social e de um amparo do Estado. Não é apenas o braço forte da Brigada Militar que deve estar presente para garantir segurança. Devemos garantir humanização”, diz o secretário Paladini.

O que é o POD

O Programa de Oportunidades e Direitos foi criado para oferecer mais qualidade de vida aos jovens do Rio Grande do Sul e garantir dignidade e desenvolvimento para as famílias.

Com foco no crescimento pessoal e profissional dos participantes, além do fortalecimento da segurança e da modernização da estrutura e do sistema socioeducativo, o POD é uma ferramenta de desenvolvimento.

O POD quer trazer mais cidadania aos jovens, garantindo direitos e criando oportunidades para que tenham mais dignidade e estabilidade.

O resultado do programa será uma juventude mais preparada para o mercado de trabalho, comunidades fortalecidas, com mais segurança, redução da criminalidade e da reincidência e maior desenvolvimento socioeconômico do RS. 

Texto: Mauricio Tonetto/Ascom SJCDH
Edição: Patrícia Specht/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul