Centro tecnológico fortalece agricultura familiar no Vale do Rio Pardo

Centro inaugurado pelo governador busca melhorar gestão da agricultura familiar no Vale do Rio Pardo - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Um centro de capacitação capaz de desenvolver alternativas de diversificação da produção agropecuária e fortalecer a agricultura familiar no Pampa gaúcho. Este é o objetivo do novo Centro Vocacional Tecnológico do Vale do Rio Pardo (CVT), da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), inaugurado nesta terça-feira (20) pelo governador José Ivo Sartori.

"Esse centro qualifica o trabalho dos agricultores familiares, que precisam de alternativas. Também vai ajudar a melhorar a gestão na agricultura", destacou Sartori. Segundo ele, muitas famílias terão um novo futuro para que possam permanecer produzindo na zona rural. "Mudamos o presente para modificar o futuro. Estamos no caminho certo, mas precisamos fazer mais transformações", afirmou.

Localizado ao lado do Parque de Exposições da Expoagro Afubra, a unidade foi implantada em parceria entre a prefeitura de Rio Pardo, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP). As obras iniciaram em 2014 e tiveram investimento de mais de R$ 2.5 milhões, com recursos do governo federal por meio de projeto no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Para Sartori, centro possibilita novo futuro a muitas famílias para que continuem produzindo na zona rural - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Unidade multidisciplinar

No local, as famílias que cultivam o tabaco também terão à disposição um conjunto de ações de extensão multidisciplinar, educativo e cultural para buscar soluções e formas de ampliar a renda no setor.

Conforme a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, 21 cursos serão oferecidos neste ano para promover a inclusão das agroindústrias. "O foco é a diversificação da propriedade rural como forma de melhorar e aumentar a renda das famílias. Este será um espaço plural, público e de referência", enfatizou.

O prefeito de Rio Pardo, Rafael Barros, ressaltou o esforço da gestão para dar continuidade ao trabalho de criação da unidade. "Fico feliz em fazer essa entrega à comunidade e ao Vale do Rio Pardo. Este espaço é da região, mas também de todo o Rio Grande do Sul", disse.

Texto: Cassiane Osório, de Rio Pardo
Edição: Gonçalo Valduga/Secom