Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ciclo de videoconferências aborda prevenção aos riscos de agrotóxicos no Estado

Publicação:

Card Saúde
-

Um ciclo de nove videoconferências sobre ações e estratégias para a prevenção aos efeitos de agrotóxicos na população do Rio Grande do Sul será realizado de 26 de abril a 13 de dezembro pelo Grupo de Trabalho de Agrotóxicos, da Secretaria da Saúde (SES). As palestras são destinadas à capacitação de profissionais que atuam em unidades básicas de saúde, serviços especializados e hospitalares e também na vigilância em saúde. O objetivo é qualificar as ações de prevenção, proteção e promoção à saúde de populações expostas a agrotóxicos.

Conforme o engenheiro químico do Programa Vigiágua/SES, Luciano Barros Zini, são os trabalhadores da agricultura os mais afetados por produtos tóxicos usados nas lavouras. “É no ambiente de trabalho que os agricultores sofrem intoxicação exógena, confirmada por diagnóstico clínico e laboratorial”, explica.

A estratégia da prevenção parte da identificação de municípios prioritários e mapeamento de áreas de risco. São utilizados critérios como números de notificações sobre intoxicações, percentual de população rural e agricultura familiar. Também é avaliada a presença de ilhas urbanas em meio às lavouras, área plantada e os volumes de comercialização de agrotóxicos na região.

A população em geral é afetada por meio da água e alimentos. Existem parâmetros nacionais e estaduais para o estudo da potabilidade da água, que é analisada por uma série de coletas. Em 2021 estão previstas 294 coletas de água em todo o Estado e até agora, 31 já foram realizadas.

As videoconferências serão apresentadas mensalmente, de acordo com as datas divulgadas na programação abaixo, das 14h30min às 17h. As inscrições podem ser feitas até 26 de abril neste link.

Ao final do ciclo, os participantes que tiverem 70% ou mais de participação receberão certificado.

PROGRAMAÇÃO

26/4 – Panorama sobre a situação de uso e consumo de agrotóxicos, intoxicações, quantificações na água, alimentos, capacidade laboratorial

24/5 – As atribuições legais dos diversos órgãos no atendimento de denúncias envolvendo agrotóxicos

28/6 – Documentário "O Diagnóstico", direção de Beto Novaes (envio do link do Youtube)

Construção da Linha Guia da Atenção às Populações Expostas aos Agrotóxicos do Paraná

26/7 – Intoxicações crônicas por agrotóxicos: câncer ocupacional relacionado aos agrotóxicos

Malformações e suas associações com o uso de agrotóxicos no Rio Grande do Sul

23/8 – Adoecimento mental, depressão e suicídio e suas relações com a exposição ocupacional aos agrotóxicos no Rio Grande do Sul

27/9 – Trabalho rural e o uso (in)seguro dos agrotóxicos

25/10 – Toxicologia, diagnóstico, atendimento e tratamento de intoxicações agudas provocadas pelos principais grupos químicos e os 10 mais utilizados do Rio Grande do Sul

29/11 – 1ª Oficina de notificação das intoxicações no Sistema Nacional de Notificações (Sinan)

13/12 – Prevenção – A agroecologia e produção orgânica como alternativa ao uso de agrotóxicos no Rio Grande do Sul

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul