Cluster de Saúde amplia rede de relacionamento em evento com alemães

Cluster de Saúde? amplia rede de relacionamento em evento com alemães
Cluster representou 200 empresas e 50 instituições que compõem a entidade, capitaneada pelo governo do Estado - Foto: Divulgação/Sdect

Dois dias de estande cheio e mais de duas centenas de novos contatos realizados e que, nos próximos meses, devem culminar na efetivação de negócios. Este é o balanço do Cluster de Tecnologias para a Saúde-RS durante o 35º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), que se encerra nesta terça-feira (14) no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).

O Cluster participou do evento com espaço para 12 expositores - representando cerca de 200 empresas e 50 instituições que compõem a entidade, capitaneada pelo governo do Estado. À parte esses números, o que chamou a atenção foi o elevado nível das interações de negócios.

"O público do EEBA, composto por representantes de empresas brasileiras e alemãs, se mostrou extremamente qualificado, o que deixou muito satisfeitos os empresários que estiveram conosco", avalia Leonardo Neves, diretor adjunto de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect) e coordenador do Programa de Apoio à Participação de Empresas Gaúchas em Feiras Internacionais.

Uma das empresas presentes no evento, a Novus, de Porto Alegre, está no mercado há 32 anos e exporta para 60 países. Produz soluções e serviços ligados a dispositivos eletrônicos para indústrias e para a área da saúde, como equipamentos de registro de dados, monitoramento e instrumentação. O executivo de compras da Novus Sulivan Geyer e a analista de vendas Jessica Azevedo afirmaram que é importante estar presente no estande do Cluster, pois é uma oportunidade de divulgar o trabalho e reforçar a presença na Alemanha, onde possuem três parceiros para distribuição de equipamentos.

Além disso, Geyer também sustenta que a participação da empresa no Cluster é relevante para a Novus devido à troca de informações com outros empresários, principalmente no mercado de inovação e tecnologia, sujeito a mudanças constantes.

Outro ponto positivo foi o estreitamento dos laços com o Medical Valley, de Erlangen, na Alemanha, com o qual o Cluster mantém contrato de parceria desde 2016. Empresas e o diretor executivo do aglomerado alemão, Tobias Zobel, estiveram presentes no estande, que serviu como base para reuniões e atendimentos. No dia de abertura, o espaço recebeu a visita do governador José Ivo Sartori.

O EEBA 2017 é uma parceria da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias da Alemanha (BDI, na sigla em alemã), com organização da Fiergs, e apoio da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha.

Texto: Bianka Nieckel/Sdect
Edição: Gonçalo Valduga/Secom