Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Com apoio da ENAP, Rede de Escolas de Governo inicia elaboração do planejamento estratégico

Publicação:

egov seplag planejamento
Cerca de 20 servidores trabalharam na formulação de questões como missão institucional, visão, valores e propósito - Foto: Carolina Greiwe / Ascom Seplag

A etapa de elaboração do planejamento estratégico da Rede de Escolas de Governo, formada por diferentes secretarias do Poder Executivo, começou nesta terça-feira (21/1) em encontro promovido pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag).

Realizado no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, o evento contou com a participação de técnicos da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), órgão do governo federal especializado na elaboração de programas de capacitação de recursos humanos.

O trabalho articulado pela Escola de Governo (EGov) da Seplag teve início no segundo semestre de 2019. Desde então, representantes de todas as escolas de governo vinculadas ao Executivo estadual se reúnem mensalmente com o intuito de constituir uma rede para aprimorar a oferta de qualificação e cursos aos servidores.

No encontro desta terça-feira, o coordenador do programa ENAP em Rede, Wendy Balotin, desenvolveu uma atividade para deflagrar a construção dos referenciais de implantação da rede de escolas de governo. Cerca de 20 servidores trabalharam na formulação de questões como a missão institucional, visão, valores e propósito, que serão importantes para a elaboração futura dos objetivos da Rede de Escolas de Governo, que guiarão as ações e iniciativas a serem implementadas.

"Começar um plano e entender o que você é, o que você faz, para quem você atua e qual o sentido que se dá a isso é de enorme importância para atingir os objetivos que se deseja, mais ainda quando este plano é feito de forma coletiva", avalia Balotin.

Essa foi a quarta reunião entre os representantes das escolas. Para a coordenadora da EGov, Anelize Davila Ferreira, a etapa de elaboração do planejamento estratégico é essencial para o sucesso na implantação da Rede.

"Foi um encontro bastante produtivo, em que as expectativas de cada escola foram compartilhadas. Partindo dessas expectativas traçaremos um caminho coeso de ação para atender com excelência o propósito de desenvolvimento dos servidores", diz Anelize.

Os encontros para implantação da Rede de Escolas de Governo são realizados mensalmente. A próxima agenda está prevista para fevereiro.

Texto: Vagner Benites/Ascom Seplag
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul