Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Com financiamento do Sistema Pró-cultura se inicia nesta segunda a Festa da Música

Publicação:

Festa da musica
Bento Gonçalves recebe, entre de segunda a quarta-feira, a 14ª edição da Festa Nacional da Música - Foto: Ascom Sedactel

O município de Bento Gonçalves recebe, entre esta segunda (22) e quarta-feira (24), a 14ª edição da Festa Nacional da Música. O evento é considerado o maior encontro da música brasileira, tornando-se um dos principais fóruns de discussões da classe. Em 2018 foram captados R$ 115.650,00 via patrocínio por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC RS), voltados à produção, logística e comunicação.

Desde 2015 já foi aprovado um total de R$ 1,1 milhão para a Festa Nacional da Música. Entre os projetos aprovados na LIC, 30% são voltados à música, beneficiando 201 municípios distribuídos em 28 Coredes.

Na programação do evento de 2018 está o Congresso Nacional da Música, cuja abertura, no Dall’Onder Grande Hotel, contou com as presenças do prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin; do secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo; e do ministro da cultura, Sérgio Sá Leitão.

A Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel) participa também do painel “A Música Independente no Rio Grande do Sul”, que ocorre às 10h de terça-feira (23). Estarão reunidos membros das instituições estaduais, como Cida Pimentel, coordenadora do Instituto Estadual de Música (IEM), Thayná Lougue, diretora do RS Criativo, e Rafael Balle, diretor do Departamento de Fomento da Sedactel, além do produtor cultural Luciano Balen.

Texto: André Furtado/ Ascom Sedactel
Edição: Léa Aragón/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul