Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comandante-geral da BM recebe medalha Negrinho do Pastoreio

Publicação:

Comandante-geral da BM recebe medalha Negrinho do Pastoreio?
Coronel Alfeu Freitas Moreira foi o único a desempenhar as três funções de comando da BM - Foto: Rafael Silva/BM

O governador José Ivo Sartori outorga, nesta quarta-feira (11), às 16h, a medalha Negrinho do Pastoreio ao comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira. A medalha homenageia a relevância dos serviços prestados à população e ao Rio Grande do Sul. A cerimônia ocorrerá no gabinete do governador, no Palácio Piratini. Após a solenidade, o secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer, concederá entrevista coletiva. 

Na corporação desde janeiro de 1982, Alfeu Freitas Moreira foi o único na história a desempenhar as três funções de comando da BM. Além de comandante-geral, foi chefe do Estado-Maior e subcomandante-geral da corporação. 

Natural de Caxias do Sul, chefiou a Seção de Inteligência e comandou o 9º Batalhão, em áreas de ação nos bairros da Região Central de Porto Alegre, e o 18º Batalhão em Viamão. Ainda passou pelo comando do Centro de Policiamento da Capital (CPC). 

Reconhecimento dos gaúchos

A medalha Negrinho do Pastoreio, instituída pelo decreto nº 21.669/1972, é entregue a quem prestou serviços relevantes de qualquer natureza em favor da comunidade, do Estado ou da Pátria. Entre os agraciados recentes estão o general Antônio Hamilton Martins Mourão, pelo trabalho no Comando Militar do Sul, e as fundadoras e presidentes da Casa do Excepcional Santa Rita de Cássia, Maria Irene Simões Pessoa Abrantes Zenha, e do Centro de Integração da Criança Especial (Kinder), Bárbara Sybille Fischinger.

Texto e edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul