Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comitê de Gestão avaliou a pauta de mobilidade urbana

Publicação:

SONY DSC
Foi avaliada uma pauta com vistas à irá definir diretrizes para o órgão - Foto: Sdect
A Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) promoveu nesta segunda-feira (23) a segunda reunião do Comitê  Gestor do Programa de Inovação em Mobilidade Urbana, Logística e Transportes (Mult). O encontro, teve a participação do secretário Evandro Fontana, e avaliou uma pauta com vistas à operacionalização e a elaboração do Regimento Interno, que irá definir diretrizes para o órgão de consultoria do programa e, também, a definição dos comitês temáticos.  

Para Evandro Fontana, o tema mobilidade urbana, logística e transportes assumiu relevância  em âmbito mundial em decorrência da inovação em vários segmentos, tais como o surgimento de novos aplicativos e a produção de motores elétricos, o que exige uma transversalidade de enfoques para alcançar  um denominador comum que atenda as expectativas de mudanças dos serviços prestados na área.

"O Rio Grande do Sul é um verdadeiros polo no setor de logística a fabricação de equipamentos para transportes e precisamos estar atentos para saber que caminhos iremos trilhar. As câmaras temáticas, pela sua composição, vão contribuir nesse sentido. Está claro para todos que o combustível fóssil ainda não pode ser de todo descartado, mas precisamos estar preparados para fontes alternativas de energia que provocarão impacto muito grande no atual sistema”, disse o secretário
O secretário agradeceu às entidades que integram o Comitê pelo conhecimento e a expertise que dispensam aos temas no âmbito do programa MULT que é estratégico e prioritário para a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect). Reconheceu que o desafio é grande e que o Rio Grande do Sul não pode perder o trem da história e deve investir forte em inovação. No âmbito da Sdect, o MULT integra o Acordo de Resultados.  Participaram da segunda reunião do Comitê Gestor representantes da Secretaria dos Transportes, da Metroplan, Fapergs, Agência de Fomento Badesul, BRDE, Ufrgs, PUCRS, Universidade de Caxias do Sul e a equipe técnica da Sdect. 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul