Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Concurso elegerá melhores produtos das agroindústrias familiares

Publicação:

queijocolonia
Em sua 7ª edição, o concurso avaliará os melhores itens de várias categorias, como os queijos coloniais por exemplo - Foto: Divulgação/Emater-RS

Durante a 20ª Feira da Agricultura Familiar da Expointer, um concurso promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) elegerá os melhores produtos das agroindústrias familiares. Em sua 7ª edição, o concurso avaliará os melhores itens nas categorias: suco de uva integral, vinho tinto de mesa seco, vinho tinto fino seco, salame, queijo colonial, cachaça prata, cachaça envelhecida (classificação premium e extra premium) e mel.

As agroindústrias que desejarem concorrer deverão inscrever-se durante a feira, preenchendo alguns pré-requisitos. Todos os empreendimentos familiares participantes da Expointer estão inclusos no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) e têm produtos registrados no órgão sanitário competente, embalados, rotulados e dentro do prazo de validade.

As avaliações, que ocorrerão às cegas, deverão analisar os produtos de acordo com os parâmetros e normas técnicas pré-definidas pela comissão técnica do concurso. A comissão julgadora será formada por uma dezena de jurados, entre professores, pesquisadores, chefes de cozinha, estudiosos e jornalistas. Em cada segmento, os produtos que receberem melhor pontuação serão classificados como 1º , 2º e 3º lugares.

O concurso é promovido pela SDR, com apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Emater/RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Associação dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Seus Derivados no Estado do Rio Grande do Sul (Aprodecana) e Embrapa Uva e Vinho.

As categorias

Suco de Uva Integral (engarrafado)
Vinho Tinto de Mesa Seco
Vinho Tinto Fino Seco
Salame
Queijo Colonial
Cachaça Prata
Cachaça Envelhecida: classificação Premium
Cachaça Envelhecida: classificação Extra-Premium
Mel

Programação

O evento será realizado nas dependências do Pavilhão da Agricultura Familiar:

Segunda-feira (27), 9h

Vinho Tinto de Mesa Seco
Vinho Tinto Fino Seco
Suco de Uva Integral

Segunda-feira (27), 14h

Salame

Terça-feira (28), 9h

Cachaça Prata
Cachaça Envelhecida (Premium e Extra Premium)

Terça-feira (28), 14h

Mel

Terça-feira (28), 16h

Queijo Colonial.

Texto: Nathalie Sulzbach/Ascom SDR/RS
Edição: André Malinoski/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul