Conferência internacional discute desafios das mudanças climáticas na capital

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) vai promover, nos dias 27 e 28 de junho, a Conferência Internacional Recursos Hídricos e RegionsAdapt, ação global que discute as perspectivas de adaptação às mudanças climáticas. O evento debaterá propostas para melhorar a gestão dos recursos hídricos diante dos desafios climáticos e aumentar a eficácia das políticas públicas, entrosando gestores públicos, comunidade científica e iniciativa privada.

RegionsAdapt é uma mobilização internacional lançada em 2015 durante a 21ª Conferência das Partes (COP-21) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), em Paris. A intenção do governo do Estado de organizá-la nasceu da necessidade de buscar soluções para os fenômenos do clima enfrentados pelos países do Cone Sul.

O diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Sema, Fernando Meirelles, destaca que o Rio Grande do Sul, como coordenador do Grupo de Trabalho de Recursos Hídricos e Gestão, vem implementando projetos para minimizar problemas climáticos estaduais, como inundações e estiagens que afetam escalas regional ou local.

O evento tem parceria da Rede de Governos Regionais pelo Desenvolvimento Sustentável (nrg4SD - Network of Regional Governments for Sustainable Development) e apoio do Ministério da Integração Nacional e do 8th World Water Forum.

Interessados devem se inscrever até esta terça-feira (20) no site da Fepam.

Pauta: Conferência Internacional Recursos Hídricos e RegionsAdapt

Local: Everest Porto Alegre Hotel (Rua Duque de Caxias, 1357 - Centro Histórico)

Data: terça e quarta-feira (27 e 28 de junho)

Horário: abertura às 9h