Conhecidos os vencedores do Desafio Literário 2018

desafio80
Os participantes fizeram a leitura de textos produzidos na categoria miniconto - Foto: Divulgação/Solange Brum

Como atividade da Feira do Livro de Porto Alegre, foi revelado nessa terça-feira (13), no Auditório do Margs, o resultado do 3º Desafio Literário. O vencedor foi Celso Gonzaga Porto, que teve sua crônica sobre humor lida pela jurada Jacira Fagundes. O segundo lugar ficou com Marcos Eizerik, com seu poetrix sobre sonho, lido pelo jurado Valdomiro Manfrói. O terceiro colocado foi Eduardo Bizarro Pereira Porto, que teve seu poema livre sobre o amor lido pela jurada Cristina Macedo.

Segundo a diretora do Instituto Estadual do Livro (IEL), Patrícia Langlois, a ideia do Desafio Literário partiu do conceito do MasterChef, com os gêneros usados como prato principal e sobremesa, tendo as palavras como ingredientes. “Tivemos várias receitas de sucesso”, disse Patrícia, que agradeceu o patrocínio da Brascril.

A iniciativa promovida pelo IEL e sua Associação de Amigos, a Lygia Averbuck, estimulou a produção de textos literários, ao longo de cinco dias, nas categorias miniconto, poetrix, poema livre, crônica e conto. Na ocasião os participantes fizeram a leitura de textos produzidos na categoria miniconto.

A cerimônia contou com as presenças do presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), Isatir Botin Filho; da diretora do Instituto Estadual do Livro (IEL), Patrícia Langlois; do jurado Valdomiro Manfrói, membro da Academia Rio-Grandense de Letras (ARL); da jurada Jacira Fagundes, pela Associação Gaúcha de Escritores (AGES); da jurada Cristina Macedo, pela Associação Lygia Averbuck e de Bárbara Lopes, diretora da Brascril, empresa que confeccionou os troféus.

Texto: Vera Pinto/IEL
Edição: André Malinoski/Secom