Conselho Estadual de Trânsito empossa novo presidente

CetranRS posse
Cerimônia de posse foi na auditório do Daer - Foto: Everton Barboza / DetranRS

Órgão máximo normativo, consultivo e coordenador do Sistema Estadual de Trânsito, o CetranRS tem novo presidente. Sérgio Renato Teixeira retorna à presidência do órgão que já dirigiu no biênio de 2014-2015. A cerimônia foi no auditório do Daer, na tarde da terça-feira (16/4).

Para a nova gestão, o presidente tem quatro prioridades. A primeira delas é buscar a integração dos 19 municípios que ainda faltam para o RS alcançar 100% das cidades municipalizadas. Ele também pretende que o Conselho tenha participação mais efetiva no Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Trânsito, se possível participando de umas diretorias. Dentro dessa intenção, a ideia é sediar no RS o 3º encontro da entidade em abril de 2020. Por último, e mais importante, Teixeira quer tornar o CetranRS mais conhecido. “Queremos que a sociedade saiba o que é o CetranRS e para que serve.”

Na cerimônia, o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, saudou a decisão do governador Eduardo Leite de trazer os órgãos de trânsito novamente para a pasta da Segurança.

“A política de trânsito não pode ficar separada do combate à criminalidade. Temos alcançado bons resultados nos indicadores de crimes no RS. Com políticas públicas de trânsito poderemos também reduzir a acidentalidade”.

O diretor do DetranRS, Enio Bacci, lembrou dos compromissos de sua gestão e assegurou que será um trabalho integrado, em busca da redução da acidentalidade, mas também da melhoria dos serviços públicos. Bacci ressaltou que a evolução depende de criatividade e firmeza, almejando que o CetranRS continue rumo a marca inédita no país, de atingir 100% das cidades gaúchas com trânsito municipalizado.

Sérgio Teixeira é advogado graduado pela Faculdade de Direito de Cruz Alta. Foi servidor militar estadual de 1968 a 1994 e exerceu carreira como advogado de 1994 a 2000. Foi também assessor parlamentar da Câmara de Vereadores de Gravataí em 2001, da Câmara de Porto Alegre em 2002 e da Assembleia Legislativa de 2003 a 2013 - onde assumiu as funções de coordenador de bancada e chefe de gabinete.

Sobre o CetranRS

O CetranRS tem entre suas atribuições elaborar resoluções, portarias e diretrizes no âmbito do Estado, responder às consultas relativas à aplicação da legislação, dirimir conflitos sobre circunscrição e competência nos municípios, além de estimular e orientar a execução de campanhas educativas.
É responsável também pelo julgamento, em segunda instância, de recursos interpostos contra as penalidades aplicadas por órgãos de trânsito e rodoviários dos Estados e dos municípios. O CetranRS é regido pelo Código de Trânsito Brasileiro e foi criado pelo Decreto Estadual n° 38.705. Além do presidente, 25 conselheiros e seus respectivos suplentes compõem o Conselho.

Texto: Mariana Goldmeier Tochetto / Ascom DetranRS