Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cônsul-geral convida Eduardo Leite para missão a Israel

Publicação:

Cônsul Israel visita
Cônsul Dori Goren disse que há potencial para a ampliação de negócios em áreas estratégicos e cooperação mútua - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Na primeira visita ao governador Eduardo Leite, nesta quarta-feira (17/4), o cônsul-geral de Israel, Dori Goren, responsável pelas relações do país com os estados de São Paulo (onde fica a sede), Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, propôs a ampliação das relações comerciais com o RS.

Nesse sentido, convidou Leite e os secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, e de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, também presentes no encontro, para realizaram uma missão a Israel.

“Já temos ótimas interações, mas acredito que há um potencial muito grande para ampliarmos os contatos estratégicos e a cooperação mútua”, afirmou Goren, citando a Elbit Systems, que uma das principais companhias mundiais nos setores de defesa aeroespecial e segurança, que mantém uma de suas subsidiárias em Porto Alegre.

Leite manifestou interesse em realizar a viagem a Israel, adiantando ao cônsul que o governo lançou um programa para promover parcerias público-privadas (PPPs), o RS Parcerias, e que tem interesse em atrair investidores para diversas áreas.

“Israel tem uma vocação para tecnologia assim como o RS. É do nosso interesse estreitar os laços para promover o desenvolvimento, importando e exportando o que cada um tem de melhor”, afirmou o governador.

Entre as potenciais áreas de interesse, estão tecnologias para o agronegócio, segurança pública e indústria de transformação.

Posse na Firs

Atualmente, cerca de 12 mil judeus vivem no Rio Grande do Sul. Grande parte está associada à Federação Israelita do Rio Grande do Sul (Firs), que congrega a comunidade através de atividades políticas, culturais e sociais.

A posse da nova diretoria da entidade será realizada dia 13 de maio. O novo presidente, Sebastian Watenberg, entregou um convite para a cerimônia ao governador, além de chamá-lo para outros tradicionais eventos da Firs.

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach / Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul