Primeiro Edital do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte contempla atletas

esporte4
O governador Sartori destacou o apoio e incentivo ao esporte e ao paradesporto a partir da modernização do Pró-Esporte/RS - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Um novo cenário para impulsionar o esporte gaúcho está se consolidando para atletas e paradesportistas. O governo do Estado anunciou nesta terça-feira (4), os contemplados pelo primeiro Edital do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Feie). A solenidade, com entrega de certificados, aconteceu no Salão Alberto Pasqualini do Palácio Piratini, em Porto Alegre, e contou com a presença do governador José Ivo Sartori, autoridades e desportistas.

Por meio do edital nº 08/2018 da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), 15 projetos de Pessoas Físicas receberão R$ 30 mil cada, totalizando R$ 450 mil. Os projetos foram analisados pela Câmara Técnica do Pró-Esporte/RS e escolhidos entre 43 pré-selecionados dos 73 inscritos. A previsão de repasse dos recursos ocorre ainda em dezembro.

O governador Sartori destacou o apoio e incentivo ao esporte e ao paradesporto a partir da modernização do Pró-Esporte/RS, com novas ferramentas que tornam os processos mais ágeis e transparentes. Também exaltou a iniciativa via o Feie, que deixa uma marca social que pode mudar a realidade de quem mais precisa. “É possível perceber uma forma de apresentar recursos para pessoas físicas que possam ter acesso, praticar e se tornar cada vez mais um exemplo para os outros”, acredita Sartori.

Mudar a realidade de sua localidade pelo esporte foi o objetivo de um dos contemplados pelo edital, o professor Lucas Tadeu Hinterholz, proponente do projeto "Sinimbu Mais Esporte e Inclusão" para práticas de oficinas de esporte olímpico e paralímpico – basquete, vôlei, atletismo e tênis de mesa. “Não se trata só de inclusão, mas de igualdade de condições e permanência no esporte. Nós de Sinimbu temos algumas limitações financeiras e de acesso, mas nos valemos muitos destes editais", conta.

O Feie foi previsto por lei em 2012 e regulamentado por decreto em 2017, com projeção de orçamento para 2018. Teve seu primeiro edital lançado no último dia 2 de agosto. O edital valorizou, com pontuação adicional, os projetos que envolvem atividades direcionadas a pessoas com deficiência, altas habilidades e/ou superdotação, fator que foi determinante no resultado.

Entregar um legado, o primeiro edital do fundo, segue a lógica de complementaridade, ficando o financiamento do Pró-Esporte/RS para entidades e federações e o novo edital para Pessoas Físicas – no caso, ao atleta. “O edital chega com uma ação afirmativa do governo de dar mais pontuação para Pessoas com Deficiência – PCD’s. Ou seja, o Estado servindo às pessoas e entregando resultados”,  explica o titular da Sedactel, Victor Hugo.

Marcaram presença no ato, o deputado federal João Derly (REDE); o secretário-adjunto da Sedactel, André Kryszczun; o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência RS (Coepede), Rotechild Prestes e o presidente do Conselho Regional de Educação Física do RS (CREFRS), José Edgar Meurer.

Os 15 contemplados pelo Feie:

? Sinimbu Mais Esporte e Inclusão - Lucas Tadeu Hinterholz

? Bocha Paralímpica na Escola - Felipe De Oliveira Motta

? Projeto Chuá - Geneci Dos Santos Wiest

? Copa Solidária - Amanda Godoi Antunes

? Karoline Podlasinski Paratleta Gaúcha - Karoline Luiza Dos Santos Podlasinski

? Gabriel Feiten, Atleta Gaúcho Paralímpico - Gabriel Feiten

? Improvisar, Adaptar e Superar no Esporte - Carlos Guilherme Rocha Da Silva

? Ser Cidadã - Birajara Alves Martins

? Fronteira Inclusiva - Josie Dos Santos Pillar

? Projeto Esgrima em Paralímpica - Angelo Claudeci Santos Da Silva

? Olhar No Presente, Visão de Futuro - Pedro Antonio Beber

? Inclusão pelo Esporte - Práticas Desportivas através das Diferenças - Felipe Jacoby Rodrigues

? Esporte Adaptado - Escola De Educação Especial José Álvares De Azevedo - Indira Saad Brum

? Esporte na Escola - Luciano Patricio Dos Santos Sarate

? Dojô Sensei Escandiel - Wilson Jorge Escandiel.

Confira, abaixo, o vídeo:

Texto: Rodrigo Vizzotto/Secom
Edição: André Malinoski/Secom