Santa Casa de Alegrete terá incentivo para atender grávidas de alto risco

Recursos serão utilizados em ambulatório que atenderá 700 gestantes de risco anualmente - Foto: Divulgação/SES

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, assinou nesta terça-feira (19) um aditivo financeiro no contrato com a Santa Casa de Caridade de Alegrete, de R$ 30 mil mensais. O valor será utilizado na criação de um Ambulatório de Gestante de Alto Risco, que proporciona uma cobertura assistencial a 700 grávidas anualmente. A situação da saúde no município foi tratada em reunião com o prefeito Márcio Amaral.

Conforme a secretária, a Santa Casa de Alegrete é uma grande referência de bom atendimento e tem excelente equipe técnica. "Estamos gerenciando os problemas, colocando em prática várias medidas de economia. As dificuldades financeiras do Estado são públicas", acrescentou.

A instituição está habilitada ao Fundo de Apoio financeiro e de recuperação dos hospitais privados, sem fins lucrativos e hospitais públicos (Funafir), anunciado pela Secretaria da Saúde (SES) em fevereiro, para receber o incentivo de duas competências (meses). O governo do Estado tem R$ 850 mil empenhados para a Santa Casa de Alegrete, que serão pagos em 36 vezes a partir de abril. No próximo mês, os incentivos estaduais serão pagos em dia.

Texto: Marília Pereira Bissigo/SES
Edição: Gonçalo Valduga/Secom