Corsan inicia obras de água em Canela e Gramado

canela23
Estação de Tratamento de Água 2 (ETA 2), em Canela, será modernizada - Foto: João Paulo Flores/Corsan

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) dará ordem de início para duas obras que ampliam e melhoram o sistema de abastecimento de água integrado de Canela e Gramado. O investimento, realizado com recursos próprios da companhia, soma R$ 12.898.185,25. O ato vai ocorrer na Estação de Tratamento de Água 2 (ETA 2), em Canela (Rua Júlio Travi, n° 30, bairro Industrial).

No valor de R$ 11.552.814,42, a obra de Canela inclui um reservatório apoiado de aço vitrificado com capacidade para armazenar 3.000 m³. A estrutura ficará no terreno da estação de tratamento. O investimento também contempla a modernização da ETA 2. Para isso, será instalado um tanque de alimentação unidirecional com capacidade de 100 m³. Em aço inox e formato cilíndrico, ficará assentado em uma base de concreto de cerca de 14 metros de altura.

Para a implantação do sistema de tratamento de lodo, serão construídos dois tanques enterrados de concreto armado. O processo de desidratação do lodo vai ocorrer por decantador centrífugo. A previsão de conclusão é de seis meses. Em Gramado, será executada a obra emergencial da estação de bombeamento de água do booster do Florybal (Avenida das Hortênsias, no bairro Carniel). Com investimento de R$ 1.345.370,83, a obra contempla a reforma de um reservatório existente, desativado para abrigo do booster. Deve ser concluída em 12 meses.

O quê: ordem de início para obras de água em Canela e Gramado

Quando: sexta-feira (25), às 10h

Onde: ETA 2, em Canela (Rua Júlio Travi, n° 30, bairro Industrial).

Texto: Douglas Carvalho/Corsan
Edição: Marcelo Flach/Secom